FSNH implanta Núcleo de Regulação de Leitos

O Núcleo foi oficializado na manhã desta quinta-feira, 13, no Hospital Municipal

Utilizando o modelo de grandes hospitais do País, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) implementou em janeiro o Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR). O projeto, que era piloto, foi oficializado na manhã desta quinta-feira, 13, no Hospital Municipal. O Ato contou com a presença dos Coordenadores Médicos e Assistenciais da Fundação de Saúde e do Secretário de Saúde, Antônio Fagan.
O NIR busca regular o fluxo de leitos hospitalares e agilizar as transferências das Unidades de Pronto Atendimento do município para o Hospital Municipal, seguindo a equidade do acesso e a integralidade do atendimento. O núcleo é composto por um médico, uma enfermeira e uma Assistente Administrativa. “A ideia é também reduzir o tempo de espera por leito de internação para os pacientes que estão na emergência do hospital”, informa o Dr. Lúcio Dornelles, médico responsável.
Durante os três meses de adequação, o NIR já mostra resultados positivos. De acordo com os indicadores, entre o mês de março de 2016 e março de 2017, o tempo de internação na emergência reduziu em 33%, passando de 3 para 2 dias de permanência.
Os índices são reflexos de uma melhor gestão de leitos e maior comunicação com as equipes assistentes, a fim de realizar um acompanhamento conjunto do atendimento aos pacientes, com o intuito de reduzir o tempo hospitalar. Outro ponto positivo do NIR é que não gera custos para o Hospital, o que mostra o comprometimento com o dinheiro público.
A Diretora Cláudia Schenkel salientou a importância do Núcleo para a rede de saúde e parabenizou os profissionais envolvidos. “É um serviço que já está sendo de grande valia para usuários que necessitam de leitos. Este é mais um pontapé inicial da Fundação, entre tantos outros. Temos a expectativa de que melhore cada vez mais”, comemorou.

Dr. Lucio Dornelles, médico responsável, apresentou o NIR aos Coordenadores e convidados