Dom Quixote e Hamlet domingo no Sarau do rio

O 1º Sarau, em março. – Fotos de Charles Dias

Segunda edição marca o Dia Mundial do Livro

Imagine Dom Quixote na sacada do Museu do Rio a procura de sua Dulcinéia. Imagine Hamlet bradando “ser ou não ser, eis a questão” às margens do Rio dos Sinos. Sim, o cavaleiro da triste figura e o príncipe de Shakespeare estarão em São Leopoldo, na intervenção “Um livro para Cervantes e uma rosa para Shakespeare”, com o ator Jairo Klein, na segunda edição do Sarau do rio, um encontro da cultura e meio ambiente com a comunidade, que acontece no próximo domingo, 23 de abril, uma realização das secretarias municipais de Cultura e Turismo, e Meio Ambiente.

A partir das 16 horas tudo pode acontecer no Dia Mundial do Livro, tema principal da edição que vai reunir teatro, música, literatura, ecologia e gastronomia no Museu do Rio (rua da Praia, 50 – bairro Rio dos Sinos). O sarau, que tem o intuito de mesclar artes e educação ambiental numas das paisagens mais belas da cidade, quer também estimular a ocupação dos espaços públicos e, principalmente, a reconciliação da comunidade com seu rio.

Além da programação cultural, haverá demonstração da equipe da Associação Leopoldense de Canoagem (Aleca), empréstimo de bicicletas, troca de livros, ioga, oficina de teatro e artes, contação de histórias, feira de economia solidária, food trucks e cerveja artesanal.

O Sarau do rio marca também o início da Semana do Livro de São Leopoldo que terá programação especial com oficinas, palestras e contação de histórias durante toda a semana na Biblitoeca Pública Municipal Vianna Moog.


Programação do Sarau
– GINGAPRAQUÊ – Grupo musical e instrumental formado por alunos e ex-alunos dos cursos de Musica da Faculdades Est. Coordenacao do prof Daniel Hunger. Repertório de música popular.
– Los Fridas – com Zeca Baronio, Leandro Benitez, Fredi Bessa, Luisa Gonçalves e Gilnei Lucas.
– Discotecagem com Cristiano Adeli (Festa Hey Joe!)
– “Um livro para Cervantes e uma rosa para Shakespeare”, com o ator Jairo Klein

Alimentação:
-Food truck hamburguer
-Food truck sorvetes
-Economia solidária
-Cerveja artesanal

Para saber mais
No dia 23 de abril de 1616 morreram dois gigantes da literatura universal: William Shakespeare e Miguel de Cervantes. A UNESCO, em 1995, instituiu a data como o Dia Mundial do Livro para chamar a atenção para a importância do livro e o direito a leitura como bem cultural essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento humano.