Manuseio interfere no tempo de vida útil do livro

— Fotos Charles Dias

Segue a programação da Semana do Livro de São Leopoldo. Na manhã desta quarta-feira (26), usuários da Biblioteca Municipal Vianna Moog e professores da rede municipal participaram da oficina “Conservação e Reparo de Livros”, com a restauradora Luziane Graciano.

Durante três horas de curso, os participantes aprenderam a teoria do cuidado com os livros como a forma correta de guarda e manejo. Após, observaram a prática de reparos e costura básica. “São informações úteis para quem tem um acervo em casa poder fazer a manutenção em seus livros. Já o restauro é algo mais complexo que precisa de conhecimento técnico”, esclareceu Luziane.

A diretora da Biblioteca, Daiane Andrade, explica que o manuseio incorreto interfere no tempo de vida do livro. “Os danos mais frequentes que percebemos nos livros são folhas que caem, capas rasgadas e exemplares danificados por líquidos”, exemplifica.

A Semana do Livro de São Leopoldo é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Sesc que ocorre até 28 de abril, na Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog. As atividades, para todas as idades, vão incentivar o hábito da leitura e aproximar o público da literatura, seja através da contação de histórias, seja ensinando o ofício de reparos de livros.

Dicas de conservação

– Não manusear alimentos e bebidas junto com o livro, pois além do risco de sujar o objeto, pode atrair insetos e surgimento de fungos.
– Abrir o livro de forma a não forçar a costura.
– Não guardar o livro em ambientes úmidos.

Programação da Semana do livro
*Quinta-feira (27), às 9h, contação de histórias do Projeto Contar e Encantar. Às 14h, palestra “Farenheit 451: o que seria de sua vida se não tivesse o direito de ler?”, com a professora Elvira Hoffmann. Às 17h, Sarau Literário, do Centro Literário de São Leopoldo.

Livros livres
Na sexta-feira (28), livros serão espalhados por vários pontos da cidade para que sejam encontrados e lidos. A ação vai ocorrer entre 8h e 18h.

Semana do Perdão
Usuários da biblioteca que estiverem com livros emprestados e atrasados, poderão aproveitar a Semana do Perdão e devolvê-los sem o pagamento de multa. A iniciativa é recuperar os livros do acerto considerados perdidos.