Começa nesta quarta-feira (03/05) a 12ª Aldeia Sesc Capilé com o cortejo da Cia Atmosfera

Ruas, escolas, Museu do Trem e a Galeria Liana Brandão receberão diversas atrações culturais até o dia 7 de maio

Inicia nesta quarta-feira (03/05), a 12ª edição do Aldeia Sesc Capilé. O cortejo “Fanfarra”, da Cia. Atmosfera, marcado para as 17h, com saída da Avenida Independência e chegada no Museu do Trem, chamará a comunidade de São Leopoldo para a abertura do evento que terá às 20h apresentação do espetáculo “Vaiqueuvôo”, dos Irmãos Sabatinos (SP). A programação ainda incluirá espetáculos de teatro para adultos e crianças, shows musicais e circenses, além de exposições e oficinas de arte que serão realizados tanto no Sítio Histórico Museu do Trem, quanto em escolas e na Galeria Liana Brandão. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, tem apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, Sindilojas São Leopoldo, Yázigi São Leopoldo e Aliança Francesa. Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 3592-2129, no site www.sesc-rs.com.br/sao_leopoldo e na página www.facebook.com/sescsaoleopoldo.

Entre os destaques desta edição estão os espetáculos de música “L´ Âme Slave à la Fantaisie Satierik”, do Duo Cziffra (Dueto de Piano – França), o músico Ernesto Fagundes homenageando “La Negra” Mercedes Sosa e show com Nei Lisboa. Misturando música, teatro e oficinas, a “Feira Medieval” promete fazer com que a comunidade faça uma viagem no tempo com trio de gaita de foles, dança cigana, teatro de bonecos, dança celta e tribal, torneios medievais e entre outros. E vindo do Rio Grande do Norte, o Grupo Clowns de Shakespeare apresentará a peça circense “Abrazo”. Confira abaixo a programação completa, com link para fotos e sinopses das atrações.

Além disso, as inscrições para as oficinas e workshop estão abertas e devem ser realizadas no Sesc São Leopoldo pelo telefone (51) 3592-2129. No dia 3 de maio, estão previstas as atividades “Cantiga de Roda”, às 10h, na Escola Gusmão Brito (exclusiva para os alunos da escola); e “Brinquedos Folclóricos”, às 14h, na Escola Irmão Weibert, ambos com a Cia. do Riso (também exclusiva para os alunos da escola). No dia 4 de maio, Diego Esteves comanda a oficina de malabarismo circense, às 15h30, no Museu do Trem (aberto à comunidade, para maiores de 14 anos). Já nos dias 4 e 5 de maio, o Grupo Corpos e Sombras ministrará o workshop de arte circense, também no Museu do Trem (aberto à comunidade, para todas as idades).

Os Aldeias Sesc são vertentes do projeto nacional Palco Giratório, circuito de artes cênicas do Sesc que completa 20 anos em 2017. Com uma curadoria formada por profissionais do Sesc, a programação selecionada apresenta anualmente uma amostra importante da produção cênica brasileira. Reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento de artes cênicas do país, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro. Ao longo de 19 edições, levou uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado em 9.526 apresentações em todo o país, entre grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc.com.br/palcogiratorio.

– No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente nos 497 municípios gaúchos com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.

12ª Aldeia Sesc Capilé – São Leopoldo/RS
Quando: 03 a 07 de Maio 2017
Onde: São Leopoldo/RS
Entrada franca