Alunos do curso de Farmácia oferecem orientações gratuitas à população

Atividades ocorrem entre os dias 8 e 11 de maio
Entre os dias 8 e 11 de maio, das 14h às 17h, alunos do curso de Farmácia da PUCRS oferecerão orientações gratuitas à população sobre o uso, armazenamento e descarte de medicamentos, além de realizar a aferição de glicemia capilar. A ação faz parte da Semana do Uso Racional de Medicamentos, uma campanha do Conselho Federal de Farmácia que tem o objetivo de conscientizar a população para os riscos da automedicação. A programação completa das atividades está disponível abaixo.

Larissa Azambuja, aluna do 8º semestre do curso, conta que a ideia é fazer com que as pessoas reflitam se não estão tomando medicamentos além do indicado pelo médico ou que não são necessários. “Temos essa vivência da profissão desde o 1º semestre, o que ajuda muito, porque nos deixa mais preparados”, afirma. Caroline Pereira também está no 8º semestre e acredita que explicar para as pessoas os efeitos dos medicamentos faz com que os próprios estudantes procurem ter conhecimento para passar para a população.

A professora da Faculdade de Farmácia Fernanda Morrone lembra que a automedicação é perigosa para a saúde, podendo causar problemas no fígado, nos rins e no coração, além de intoxicação. “É importante que a gente consiga conscientizar as pessoas de que essa ação pode trazer riscos”, frisa ela.

Confira as atividades:
Orientações sobre descarte de medicamentos
Dia: 8 de maio – segunda-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Em frente à Farmácia Universitária, prédio 12 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre)

Orientações sobre o uso de medicamentos e aferição de glicemia capilar
Dia: 9 de maio – terça-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Saguão do Hospital São Lucas da PUCRS, em frente à Panvel

Orientações sobre o armazenamento correto de medicamentos
Dia: 11 de maio – quinta-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Saguão do Hospital São Lucas da PUCRS, em frente à Panvel