Em Marrocos, a construção da maior usina de energia solar concentrada do mundo

A primeira de três etapas do projeto de construção do complexo solar Noor foi iniciada em fevereiro de 2016

BASF contribui para a construção sustentável da maior usina de energia solar concentrada do mundo, em Marrocos
Soluções inovadoras, baseadas no conhecimento global e experiência da divisão de Químicos para Construção da BASF, estão sendo usadas na construção do maior complexo de energia solar concentrada do mundo, no deserto marroquino – um processo que tem instalação mais complexa do que os painéis fotovoltaicos amplamente utilizados. A primeira de três etapas do projeto de construção do complexo solar Noor foi iniciada em fevereiro de 2016. Com o projeto, a BASF participa proativamente na produção de energia suficiente para alimentar mais de um milhão de casas até 2018, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de carbono. No final da sua construção, o complexo cobrirá uma área de cerca de 30 km² e produzirá em torno de 500 Megawatt de energia.
Várias soluções da BASF foram utilizadas na construção deste projeto, tais como os aditivos para concreto, grautes, argamassas e selantes resistentes à água.

Melhor estabilidade estrutural para a planta solar de Noor
Os requisitos foram variados e bem específicos para a construção da maior usina de energia solar do mundo. O material teve que estar em conformidade com as especificações de construção e apresentar uma alta resistência inicial. Também foi necessário levar em consideração a área desértica onde o complexo está sendo construído, ou seja, areia, argila e altas temperaturas. Além disso, por questões de segurança, foi necessário respeitar critérios rigorosos em termos de resistência final e durabilidade do concreto no seu estado endurecido. “Esses desafios podem ser superados de maneira extremamente eficaz, usando o amplo portfólio de produtos e soluções flexíveis da Master Builders Solutions, desenvolvidos pela divisão de Químicos para Construção da BASF.
Com soluções adaptadas para as necessidades do projeto Noor, a divisão de Químicos para Construção da BASF ofereceu produtos de concreto de alta performance e grautes. O superplastificante MasterGlenium® ACE, da BASF, apresenta uma nova geração de concreto, com uma maior trabalhabilidade em altas temperaturas e garante uma alta resistência e estabilidade da estrutura dos espelhos.
As soluções MasterFlow® 765 para graute da BASF protegem a base do painel solar contra vibrações e condições adversas, resultando em um cimento seguro quanto ao desgaste, com uma resistência bastante elevada, tornando os projetos de energia solar mais econômicos durante a instalação e mais duráveis e seguros ao longo de toda a vida útil do complexo solar.