Professor da Uergs é eleito presidente do Corede Hortênsias

Leonardo Beroldt e os demais membros da gestão do Corede Hortênsias

O professor Leonardo Beroldt, da Uergs em São Francisco de Paula, foi eleito presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da região das Hortênsias. A eleição e posse ocorreram no dia 27 de abril, na Prefeitura Municipal de Gramado, durante Assembleia do Conselho. A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, participou da cerimônia de posse.

O principal objetivo dos Coredes é formular e executar estratégias regionais, consolidando-as em planos de desenvolvimento estratégico. De acordo com Arisa, a eleição de um docente da Uergs como presidente de um Corede significa a inserção da Universidade em mais um espaço de desenvolvimento regional. “É muito importante, até porque o professor Leonardo Beroldt é um desenvolvimentista e fará um excelente trabalho de entrelaçamento entre a Uergs e os Coredes, o que é um ganho não só para a Universidade como para todas as comunidades”, disse a reitora.
Sobre os desafios da nova diretoria, Beroldt destaca a necessidade de iniciar a execução do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento, aprovado na última assembleia de 2016. “O Plano prevê ações para os próximos 15 anos e inclui, como áreas estratégicas, investimentos na malha viária da região, medida fundamental para uma efetiva integração regional, desenvolvimento do turismo e alavanca para a atração de investimentos industriais e comerciais”, anunciou.
Outro eixo destacado pelo novo presidente refere-se ao sistema regional de saúde, que tem como principal desafio a construção de um arranjo regional que possibilite a melhoria da oferta do serviço de saúde à população da Região das Hortênsias.
O Corede Hortênsias abrange os municípios de Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula.
A nova diretoria do Corede Hortênsias tem a seguinte composição:
Presidente: Prof. Dr. Leonardo Beroldt Uergs/São Francisco de Paula;
Vice-presidente: Jerônimo Terra Rolim (Vereador de Canela);
1º Vice- presidente: Daniel Rückert (Prefeito de Picada Café);
Secretário: Douglas Andelieri (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jaquirana);
1ª Secretária: Mariângela Moogen Martins (Presidente do Comude de Jaquirana);
Tesoureiro: Ilton Gomes (Secretário de Administração de São Francisco de Paula);
1º Tesoureiro: Alexandre Dallarosa (Presidente do Comude de Gramado);
Diretor: Fábio Muller (Secretário Adjunto de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação de Nova Petrópolis);
Diretora: Elenice Trevisan (Escritório Municipal da Emater de Jaquirana).
Para o Conselho Fiscal foram eleitos Guilherme Rasche Lohmann (Membro do Conselho Fiscal do Comude de Nova Petrópolis); Cristiano Luis Zimmer Port (1º Secretário do Comude de Canela); Lilian Reis (Secretaria Municipal de Planejamento, Infraestrutura e Trânsito de Cambará do Sul).
No Conselho Consultivo: Régis Luiz Hahn (Prefeito Municipal de Nova Petrópolis); Schamberlaen José Silvestre (Prefeito Municipal de Cambará do Sul) e Simone Manfredini Bender (Secretária Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado).