Farmácia Municipal alerta população sobre uso indevido de remédios

Foto Decom/PMSL

O uso indevido de remédios pode causar danos irreversíveis ao organismo, assim como seu descarte incorreto. Preocupados com o assunto, a Prefeitura de São Leopoldo e profissionais da área de Farmácia uniram forças para conscientizar a população. Na manhã desta quinta-feira, 11 de maio, farmacêuticos e estudantes do curso, da Unisinos, foram à Farmácia Municipal, localizada no Ginásio Celso Morbach, para conversar com os usuários. A iniciativa faz parte da Semana do Uso Racional de Medicamentos.

“É uma iniciativa pioneira na Farmácia Municipal. As pessoas buscam o remédio, mas esquecem do cuidado do uso correto e do seu descarte”, ressalta a coordenadora da Farmácia Municipal, Fabiana Ribeiro.

O casal de aposentados Maria de Azeredo e Edemar de Azeredo foram buscar medicação para pressão e diabetes. Eles seguem a receita à risca e garantem cuidar a validade. “Observamos a prescrição e os prazos de vencimento, pois os maiores prejudicados seríamos nós mesmos. Gostamos de aprender sobre o descarte correto”, destacou.

De acordo com a professora da Unisinos, Ana Luiza Maure da Silva, não se deve em nenhuma hipótese jogar remédio no lixo, vaso sanitário ou ralo. “O ideal é colocá-los numa sacola plástica e levá-los numa farmácia conveniada para receber o produto, como a Farmácia Municipal, por exemplo”. Hospitais, postos de saúde e farmácias particulares credenciadas também prestam esse serviço. Ana Luiza comemorou a boa receptividade da população. “Fomos muito bem recebidos e escutados. Essa é a forma que termos de nos aproximar e dividir essa preocupação para melhorar a qualidade de vida de todos”, acrescentou.

No local também era possível se informar sobre alimentação correta. A Prefeitura disponibilizou uma equipe de nutricionistas para explicar a quantidade de sal, açúcar e óleo contidas em cada alimento.

Cuidados essenciais com medicamentos
– Evitar automedicação
– Mesmo com receita, consultar sempre um farmacêutico sobre dose e horários
– Comprimidos e cápsulas devem ser tomados com água. Evite suco ou leite.
– Armazenar em locais seguros e arejados, longe de crianças.
– Não descartar em lixo comum para evitar contaminação.