O PROBIÓTICO EXCLUSIVO DA YAKULT

O Lactobacillus casei Shirota, base dos produtos fermentados da multinacional Yakult desde 1935, é comercializado em 37 países e regiões, além do Japão

Leite fermentado Yakult

O Lactobacillus casei Shirota é o microrganismo probiótico exclusivo da multinacional japonesa Yakult que ajuda a manter saudável a microbiota intestinal de crianças, adultos e idosos. Este microrganismo probiótico está presente no Leite Fermentado Yakult, no Yakult 40, no Yakult 40 light e na sobremesa láctea fermentada Sofyl e Sofyl Baunilha Light, produtos que fazem parte do portfólio da filial brasileira da empresa.

O Leite Fermentado Yakult foi o primeiro alimento com microrganismos probióticos do mundo e o primeiro da categoria no Brasil a ser reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como ‘alimento com alegações de propriedades funcionais’, em 2001. O alimento foi desenvolvido em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota – fundador da Yakult – para ajudar a manter a saúde intestinal da população do Japão. Hoje, o Leite Fermentado Yakult (em suas diferentes versões) é comercializado em 37 países e regiões nos cinco continentes (além do próprio Japão), é líder de vendas no segmento em todo o mundo e consumido diariamente por mais de 35 milhões de pessoas.

Yakult 40 light

O diferencial do Leite Fermentado Yakult em relação aos demais produtos do gênero é a alta resistência do Lactobacillus casei Shirota na passagem pelas barreiras naturais do organismo – os sucos digestivos. Por isso, o Lactobacillus casei Shirota consegue chegar vivo em maior quantidade ao intestino, promove uma atividade intestinal mais saudável e estimula o aumento da imunidade.

Ao chegar vivo e em grande quantidade ao intestino, o microrganismo probiótico produz vários metabólitos, entre os quais o ácido lático, responsável por melhorar a atividade intestinal, facilitar a digestão dos alimentos e ajudar na absorção dos nutrientes. Além disso, contribui para a diminuição das bactérias nocivas na microbiota e para a consequente diminuição de substâncias tóxicas no intestino. Desta forma, o probiótico L. casei Shirota auxilia, também, na prevenção de infecções.

O termo ‘probiótico’, de origem grega, significa ‘para a vida’ e tem sido empregado das mais diversas maneiras ao longo dos últimos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com a Food and Agriculture Organization (FAO), definiu em 2011 que probióticos são ‘microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro’.

Sofyl Baunilha Light

“A filosofia do médico e pesquisador Minoru Shirota sempre incluiu conceitos de medicina preventiva, com a certeza de que ‘um intestino saudável leva a uma vida longa’. Outra premissa do nosso fundador, que a Yakult segue até hoje, é que o leite fermentado esteja disponível a um preço acessível para todas as pessoas, nas mais longínquas regiões”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Eishin Shimada. A unidade brasileira da Yakult foi a primeira a ser implantada fora da Ásia, em 1968. A filial é a oitava mais importante da Yakult em volume de negócios e produz diariamente média de 2 milhões de frascos de leite fermentado.