Sedetec inicia blitz no comércio legal e ilegal da Rua Grande

Foto: Charles Dias

A partir das 8 horas de segunda-feira, 15 de maio, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec), com apoio da Guarda Civil Municipal e Brigada Militar, vão iniciar as ações de combate ao comércio ilegal e irregularidades do comércio formal na rua Independência – a Rua Grande – , e adjacências. A ação é uma medida do Grupo de Trabalho de Revitalização da Rua Grande e vai contar ainda com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Procon para coibir a venda de produtos irregulares, o aumento do número de ambulantes ao longo da via e a utilização das calçadas com a exposição de mercadorias de estabelecimentos comerciais sem autorização-além de repreender o uso excessivo de meios sonoros para divulgação.

Segundo o titular da Sedetec, Olimar Müller de Queiroz, é necessária uma ação urgente. “O foco é evitar o comércio de produtos clandestinos e o descumprimento da legislação por parte do comércio legal. Será um movimento contínuo, permanente, até que a situação seja normalizada”, disse o secretário.

Na manhã desta sexta-feira, 12 de maio, o Grupo de Trabalho de Revitalização da Rua Grande, divulgou nota oficial alertando para a ação. Leia a nota na íntegra:


NOTA PÚBLICA DO GRUPO DE TRABALHO (GT) DE REVITALIZAÇÃO DA RUA GRANDE – PREFEITURA DE SÃO LEOPOLDO

Comunicamos que, por decisão do GT de Revitalização da Rua Grande, retomaremos o processo de fiscalização sobre a via e adjacências na próxima segunda-feira, 15 de maio de 2017.
O objetivo desta ação é normalizar a utilização dos espaços públicos conforme determina a legislação vigente.
Esta será uma ação permanente dirigida a coibir transgressões. Ou seja, a fiscalização será sobre o comércio formal e informal e terá como alvo qualquer empresa, grupo ou pessoa que esteja ocupando a via ou agindo em inconformidade com a lei.
Portanto, diz respeito à ocupação sem autorização das calçadas, utilização de meios sonoros de publicidade acima do volume permitido e demais irregularidades que forem identificadas.
Contamos com a compreensão e apoio de todos para o pleno êxito desta operação.
Por fim, registramos que esta iniciativa inaugura um conjunto de medidas que adotaremos para transformar a nossa Rua Grande num espaço público de qualidade e referência de ordenamento urbano para todo o município de São Leopoldo.

São Leopoldo, 12 de maio de 2017.

Olimar Queiroz
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico

Darci Zanini
Secretário de Meio Ambiente

Carlos Sant’ana
Secretário de Segurança Pública e Defesa Comunitária

Marcel Frison
Secretário de Gestão e Governo
Coordenador do GT de Revitalização da Rua Grande

Ary Vanazzi
Prefeito Municipal de São Leopoldo