Atividades gratuitas na 15ª Semana Nacional dos Museus

Até este domingo, 21 de maio, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) preparou diversas atividades para marcar a 15ª Semana Nacional de Museus: Museus e Histórias Controversas – Dizer o Indizível em Museus. A programação conta com Minuto da Ciência, visitas mediadas, Uma Noite no Museu e visita ao herbário. A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado na quinta-feira, 18 de maio. Nesta data, o ingresso no MCT-PUCRS será promocional, com meia entrada para todos os públicos.

Programação:
Visita mediada – Fluidos: das células às estrelas
No dia 16 de maio, das 15h às 15h45, e no dia 18 de maio, das 10h às 10h45, o visitante poderá percorrer um caminho repleto de experiências, observando como os fluidos têm a ver com vida de todos.

Visita mediada – Marcas da Evolução
Em 17 e 19 de maio, das 15h às 15h45, e em 20 de maio, das 10h às 10h45, será realizada uma atividade para visão contemporânea sobre o desenvolvimento dos seres vivos. A exposição Marcas da Evolução, realizada em parceria com o Great North Museum: Hancock da Newcastle University, destaca as modificações surgidas ao longo desse processo.

Uma Noite no Museu

Crianças de 10 a 12 anos podem se aventurar e passar uma noite no museu da PUCRS, buscando pistas para uma força-tarefa de investigação e descobertas. O evento começa às 21h30 do dia 19 de maio e se encerra às 8h do dia 20 de maio.

 

 

Minuto da Ciência: as fascinantes plantas do museu
Em celebração ao Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas (18 de maio), a curadora do herbário do MCT-PUCRS fará apresentações sobre o fascínio desses organismos, de 16 a 19 de maio, das 11h às 11h30 e das 15h às 15h30. A atividade dá visibilidade ao papel das plantas na conservação do meio ambiente, na agricultura e na produção sustentável de alimentos.

Visita ao Herbário do Museu
No dia 22 de maio, às 16h, será possível conhecer o herbário do MCT-PUCRS, que abriga uma coleção de plantas com mais de 21 mil espécimes.