Orquestra Sinfônica da UCS: São Sebastião do Caí recebe Programa Concertos de Integração

Foto: Pedro Giles

Concerto é comemorativo aos 50 anos da UCS e acontece nesta quinta-feira, dia 18 de maio

O segundo Concerto de Integração da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul será realizado em São Sebastião do Caí, onde a UCS mantém o Campus Universitário Vale do Caí. A apresentação será nesta quinta-feira, dia 18 de maio, às 20 horas, no Centro de Cultura, e integra os festejos dos 50 anos da Universidade. A entrada é franca.
A Universidade de Caxias do Sul, criada em 10 de fevereiro de 1967, iniciou os festejos dos seus 50 anos com a terceira edição do Natal em Família na UCS, ocorrido em dezembro do ano passado. O concerto em São Sebastião do Caí é o segundo de uma série de concertos comemorativos que acontecerão em todos os Campi da UCS, ao longo deste ano – o primeiro foi realizado em Nova Prata, no mês passado.
Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, a orquestra apresentará as obras: Abertura Festiva, de Christoph Küstner (essa obra foi escrita especialmente para celebrar os 50 anos da UCS); Bachianas Brasileiras Nº 9, A449, de H. Villa-Lobos; Dueto-Concertino para clarinete e fagote, TrV 293, de Richard Strauss, com a participação dos solistas convidados Ramon Stein (clarinete) e Adilson Vieira (fagote); e Suíte Nº 2 para orquestra de câmara, de H. Villa-Lobos.

Foto: Luísa Stein

Ramon Stein
Natural de Horizontina (RS), é o primeiro Clarinete e coordenador das Madeiras da Orquestra Sinfônica da UCS. Atuou como diretor-artístico da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e Regente da Orquestra Jovem de Novo Hamburgo. Stein também integrou a equipe de planejamento e produção do curso de Licenciatura em Música EAD da UFRGS. Estudou música no Conservatório Pablo Konlós da OSPA, na FUNDARTE de Montenegro e cursou Bacharelado em Música pela UFRGS. Foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas da OSPA na XIV e XVI edições. Em 2010 foi semifinalista do Concurso Nelson Freire Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Já atuou como solista com a OSPA, a Orquestra de Câmara da ULBRA, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e a Orquestra de Sopro Eintracht. Outros trabalhos realizados por Ramon Stein incluem participações na Orquestra Filarmônica da PUCRS, Orquestra SESI/FUNDARTE, Orquestra Cantares, Orquestra Municipal de Carlos Barbosa e Musical Curupira.

Adilson Souza Vieira
Iniciou seus estudos no Conservatório Pablo Konlós em 2006 onde começou a estudar fagote com o professor Adolfo Almeida Junior. Participou de festivais como: Festival SESC (Pelotas – RS), Festival de Jaraguá do Sul (FEMUSC) e Festival Verão Musical em Gramado (RS). Teve aulas com professores como Fábio Cury (BRA), Steban Falconi (URU), Stefano Canutti (ITA) e Martin Kuuskmann. Em 2009 foi ganhador do prêmio Jovens Solistas da Orquestra do SESI Fundarte, executando um dos concertos em dó maior de Antonio Vivaldi. Atualmente estuda com o professor Adolfo Almeida na UFRGS. Vem atuando em orquestras do Estado como músico convidado, entre elas: OSPA, Unisinos Anchieta, Orquestra do Teatro São Pedro, OSNH, Orquestra de Sopros Eintracht. Atualmente é primeiro fagote efetivo da OSUCS e da OFPUCRS. Também é participante do grupo de fagotes Núcleo Bassonico e do Quinteto de Sopros Austro, como música de câmara. Em 2014 foi um dos finalistas do concurso da OSPA.

Mostra Fotográfica
Também como programação alusiva ao cinquentenário da UCS está a abertura, nesta quinta-feira, da mostra fotográfica “UCS 50 anos”. São 35 painéis que retratam a história da UCS em seus campus universitários.