PUCRS inaugura Laboratório de Projetos em Engenharia

Acordo firmado com a SKA vai oferecer aos alunos um ambiente tecnológico, com acesso às mesmas tecnologias usadas pela indústria

O laboratório multidisciplinar poderá ser utilizado por alunos da Universidade e segue a mesma metodologia de instituições de ensino dos Estados Unidos e da Europa, baseada na resolução de problemas reais com técnicas hands-on, realizadas pelos estudantes.

Um dos ambientes do laboratório, que leva o nome Espaço SKA, surgiu através do acordo de cooperação tecnológico firmado entre PUCRS e SKA, que prevê 300 licenças educacionais do SOLIDWORKS e 100 licenças educacionais do QC. Por semestre, serão cerca de 600 estudantes usufruindo diretamente dos softwares. A ideia é proporcionar um ambiente integrador que incentiva alunos e professores de toda a comunidade universitária da PUCRS a se reunirem para desenvolver novos projetos de forma colaborativa, agregando diferentes áreas do conhecimento e incentivando inovação, criatividade e empreendedorismo.

Segundo Edemar Antônio Wolf de Paula, Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia da PUCRS, o SOLIDWORKS e o QC serão utilizados, principalmente, para o desenvolvimento de projetos especiais nas linhas de pesquisa dos professores junto dos seus alunos. “Minha expectativa é poder oferecer para os alunos um ambiente tecnológico, com acesso às mesmas tecnologias usadas pela indústria, da qual nossos alunos farão parte como profissionais em breve. Uma Universidade como a PUCRS tem o dever de incluir o conhecimento de SOLIDWORKS na sua grade curricular, por se tratar de um dos softwares mais utilizados pelas engenharias industriais”, considera Edemar.

Professor da Engenharia Mecânica na PUCRS há mais de 30 anos, Tomas Edison de Oliveira Lima comemora a chegada das novas soluções e faz planos. “Posso dar uma aula teórica com as peças virtuais em funcionamento e ainda fazer a simulação dos movimentos”, diz ele. O SOLIDWORKS é destinado para o desenvolvimento de produtos, desde projeto, simulação, comunicação e gerenciamento de dados, enquanto que o QC é utilizado para o desenvolvimento de projetos de sistemas elétricos.

A parceria visa incentivar a inovação tecnológica da Universidade e contribuir para que os estudantes se conscientizem de que o desenvolvimento tecnológico só é possível se houver uma maior capacitação individual. “Os alunos devem ser treinados nas mesmas tecnologias modernas, atuais e de ponta utilizadas pela indústria”, acredita Siegfried Koelln, Diretor da SKA.