Claudia Costin faz palestra em Porto Alegre

Na próxima terça-feira, 23 de maio, a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ e professora convidada na Universidade de Harvard, Claudia Costin, faz palestra em Porto Alegre para 150 diretores do ensino privado. O evento, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), ocorre no Hotel Continental, às 13h30. A especialista foi diretora global de Educação do Banco Mundial e secretária municipal de educação do Rio de Janeiro. No evento, Claudia falará sobre tendências na educação, como o método de ensino híbrido, e defenderá um novo modelo de formação de professores.

Segundo dados do Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), menos de 10% dos jovens que concluem o ciclo de educação básica e obrigatória no Brasil adquirem os conhecimentos e desenvolvem as competências e habilidades mínimas necessárias para a vida. Para Claudia, só será possível mudar essa realidade com uma mudança na formação inicial dos professores. Uma formação centrada na prática profissional do futuro mestre tem um impacto muito maior que a mera transmissão de conhecimentos sobre os pilares da educação. Para ela, também é fundamental o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no currículo. A escola vai ter que se reinventar tanto para ensinar melhor as competências cognitivas tradicionais, ou seja, fazer melhor algo que já estava fazendo, e também essas novas competências socioemocionais, alerta.

Na FGV, Claudia está à frente do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, inaugurado em novembro do ano passado, em parceria com a Universidade de Harvard. A iniciativa tem como objetivo auxiliar na idealização, planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas educacionais inovadoras em áreas prioritárias, como a formação de gestores da educação e professores.

SERVIÇO: 
O QUE: Palestra da diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ Claudia Costin
QUANDO: 23 de maio de 2017, das 13h30 às 16h30
ONDE: Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS)