Plenárias do PPA Participativo iniciam na próxima segunda, dia 22

Prefeitura mobilizará a sociedade na elaboração do plano para os próximos 4 anos

O Salão Nobre da Antiga Prefeitura receberá segunda-feira (22), às 18h, a primeira Plenária Temática do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2018 – 2021. O encontro inaugural terá o Desenvolvimento Econômico como tema. O debate servirá de base para as diretrizes de longo e médio prazo a partir dos temas que compõem os seis eixos estratégicos do governo: 1) Saúde; 2) Educação; 3) Desenvolvimento Social; 4) Desenvolvimento Urbano; 5) Desenvolvimento Institucional; 7) Desenvolvimento Econômico.
O secretário de Gestão Marcel Frison explica que o PPA Participativo é uma ferramenta do próprio Orçamento Participativo (OP), tendo raízes nele para democratização dos orçamentos públicos. “O momento culminante é a abertura social do processo de planejamento. Ou seja, o PPA Participativo representa o planejamento das ações do governo para o período de quatro anos, com diretrizes, objetivos e metas, só que agora com a participação da sociedade civil organizada”, ressalta.
A administração, através do diálogo com a sociedade, pretende tornar o Plano um importante instrumento de interação entre o Estado e o cidadão. “Temos em vista a efetividade e transparência desde a elaboração, passando pela execução e culminando na prestação de contas das políticas públicas”, acrescenta Frison.
A secretária do OP Janaína Fernandes reforça a importância da sociedade apontar as demandas de cada região. “A participação popular como política prioritária tem como um de seus objetivos o de criar uma cultura que qualifica a relação do governo com a cidade, gerando um ciclo virtuoso onde a população sai do papel de mera espectadora para se tornar corresponsável e parceira atuante na elaboração, aconselhamento e monitoramento das políticas públicas”.
As oito regiões do OP também terão suas próprias plenárias. Após a sistematização, as diretrizes serão enviadas para as áreas do governo responsáveis pela matéria a fim de traduzi-las em programas e ações, devidamente orçadas e quantificadas para o período de quatro anos compreendidos entre 2018 e 2021, onde irão compor o projeto do PPA a ser enviado pelo Prefeito à Câmara de Vereadores no prazo limite de 30 de julho de 2017.

Agenda
Segunda-feira (22/05) desenvolvimento econômico
Quarta-feira (24/05) – desenvolvimento urbano
Sexta-feira (26/05) – desenvolvimento social
Segunda-feira (29/05) – desenvolvimento institucional
Quarta-feira (31/05) – saúde
Segunda-feira (05/06) – Educação

As plenárias ocorrem sempre às 18 horas no Salão Nobre do Antigo Palácio.