Dia de coletivas e muito movimento no SICC

O primeiro dia do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que iniciou ontem e termina amanhã, dia 24, em Gramado/RS, foi de intensa movimentação e coletivas de imprensa importantes. No Serra Park, a feira gaúcha expõe lançamentos de primavera-verão de mais de 1,5 mil marcas de calçados para compradores nacionais e estrangeiros.

Na coletiva de imprensa da Merkator Feiras e Eventos, realizadora do SICC, o presidente da mostra, Frederico Pletsch, comentou sobre o atual momento de insegurança quanto aos rumos da política e, consequentemente, da economia nacional. “O que nos compete é trabalhar e sinto que o setor está respondendo, está entusiasmado. Mesmo neste momento de crise, com grande esforço, conseguimos aumentar a feira em 8% – na metragem – e trazer mais importadores do que no ano passado”, avaliou. Pletsch contou que logo no primeiro dia, em uma das duas “rondas” pelo evento, conversou com um lojista que detém uma cadeia de mais de 90 lojas. “Ele se disse impressionado com um evento deste porte nesse momento e destacou que estamos na data correta, antecipando tendências e vendas”, ressaltou o promotor da feira.

Informação
Outro diferencial do SICC, segundo Pletsch, é o investimento cada vez maior em informação de moda, eventos paralelos que vêm reposicionando a feira. “O lojista precisa e quer informação sobre moda, quer saber as tendências, de onde vem a moda… Num primeiro momento, o nosso grande atrativo, fora as vendas, era o turismo de negócios, hoje estamos subindo também o degrau da informação de moda”, destacou, acrescentando que o SICC já tem sido procurado por potenciais patrocinadores para os eventos de informação.

Design na Pele
O primeiro dia de SICC também contou com a coletiva da Kildare e do estilista Ronaldo Fraga, que falaram sobre a parceria no âmbito do Design na Pele, projeto realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Centro das Indústrias de Curtumes (CICB). A associação entre indústria, entidades representativas e o renomado estilista, foi destacada como uma forma de reconstrução da moda brasileira. “Associações como essa oxigenam o setor calçadista. Espero que sirvam de estímulos para outras nessa área”, comentou o Fraga. O diretor comercial da Kildare, Fernando Alano, ressaltou que o SICC é o primeiro evento de comercialização da coleção cápsula lançada em conjunto com o estilista mineiro. Com 28 modelos autorais, os calçados masculinos serão comercializados em lojas especializadas e que tenham um apelo mais conceitual. “Os calçados estarão nos pontos de venda físicos a partir de junho e julho”, frisou Alano, ressaltando que o produto já pode ser encontrado no e-commerce da marca.

O calçado
Confeccionados em couro, os modelos expressam uma simbiose entre os estilos contrastantes da marca e do estilista. O resultado é uma coleção que sintoniza perfeitamente o mood clássico das criações Kildare com o olhar visionário de Fraga, que destaca entre tons e traços, a estética urbana e o universo do skate. Para isso, foram aplicados couros maleáveis, com textura similar à lona, especialmente trabalhados nos curtumes Rusan, Bom Retiro e Moderno, parceiros da ação. “O nosso objetivo, com a parceria, é rejuvenescer a marca”, destacou Alano.

Abicalçados no SICC
A Abicalçados participa da feira com mais uma edição do Projeto Comprador VIP, que nesta edição trouxe o comprador do grupo colombiano Luz Mila Lopez, que possui três lojas na cidade de Ibague e uma em Bogotá. Ainda durante a mostra gaúcha, o Brazilian Footwear, braço internacional da entidade calçadista, dará suporte aos compradores do Basic Group, da Armênia, que vêm à Serra Gaúcha a convite do escritório da Apex em Moscou.