Dia Nacional do Café: receita de atum com crosta de gergelim e molho de café

Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros tem até um dia só pra ela. Comemorado hoje, 24 de maio, o Dia Nacional do Café é uma ótima data para preparar uma deliciosa receita e a Melitta sugere atum com crosta de gergelim e molho de café. Confira abaixo e aproveite!

Ingredientes
500g de atum fresco em um só pedaço
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de sementes de gergelim
1 colher (sopa) de azeite

Molho Agridoce de Café Melitta
2 colheres (sopa) de açúcar
½ xícara (chá) de café Melitta passado bem forte
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de amido de milho
4 colheres (sopa) de água

Guarnição
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de gengibre ralado
1 alho-poró em tiras finas
1 manga média em fatias
1 colher (café) de sal

Modo de preparo
O primeiro passo é preparar o molho. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, até começar a caramelizar. Regue com o café e vá mexendo até dissolver os torrões de açúcar. Adicione o molho de soja, a mostarda, o sal e o amido de milho dissolvido na água. Mexa mais cinco minutos e reserve. Em seguida, organize a guarnição. Refogue o gengibre no azeite e adicione o alho-poró, a manga e o sal. Deixe cozinhar por cinco minutos, retire e acrescente a cebolinha verde picada. Reserve.
Tempere o atum com o sal. Coloque o gergelim em um prato e empane o peixe de todos os lados. Aqueça uma frigideira com o azeite e coloque o atum para grelhar: um minuto de cada lado. Retire, espere amornar e fatie em quatro pedaços.

Montagem
Em um prato, coloque dois pedaços de atum, um sobre o outro. Coloque metade da guarnição ao lado. Regue o peixe com um pouco do molho de café Melitta. Monte o outro prato e sirva.

Dica: o tempo de grelhar é muito rápido para que o gergelim não queime e o atum permaneça rosado no centro.