Redução de danos no tabagismo será tema de debate

Sociedade Brasileira de Toxicologia reunirá especialistas de diversas áreas para evento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP)

No dia 8 de junho, das 14 às 18 horas, a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) realizará, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), debate sobre redução de danos no tabagismo. O evento faz parte do Ciclo de Cursos e Palestras em Toxicologia, que tem o propósito de impulsionar a discussão e atualização sobre os conhecimentos relacionados à Toxicologia, abordando assuntos contemporâneos nas suas diferentes áreas de estudo.

O módulo sobre redução de danos no tabagismo tem o objetivo de promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e profissionais da saúde sobre o impacto do tabagismo na saúde pública, as tendências regulatórias para o controle de tabagismo e ações de redução de danos, aspectos toxicológicos e tecnologia para redução de risco à saúde.

O encontro, cuja abertura será realizada pela presidente da SBTox, Danielle Palma, será dividido em duas mesas de debates. Intitulada “Impacto do tabagismo na saúde pública”, a primeira reunirá discussão sobre o custo social das doenças relacionadas ao tabagismo, dirigida pela Dra. Jaqueline Scholz – diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do InCor; ações nacionais promovidas pela Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ/INCA), pela Dra. Tania Cavalcanti, secretária do órgão; e histórico regulatório e novos produtos fumígenos, pela Dra. Silvia Cazenave, superintendente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – 2014-2016.

A segunda mesa, com o tema “O controle do tabagismo: presente e futuro”, estimulará o debate sobre as tendências globais para o controle do tabagismo, com apresentação de Mônica Andreis – vice-diretora da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT); aspectos toxicológicos da redução de danos de drogas lícitas, exposto pela toxicologista Dra. Alice Chasin; e novas tecnologias para redução de risco à saúde, pelo Dr. Marcus da Matta – consultor de políticas públicas em saúde ambiental.

As inscrições são limitadas e gratuitas por meio do link https://www.sbtox.org/ciclo

Serviço

Ciclo de Debates: Redução de Danos no Tabagismo
Data: 8 de junho
Horário: 14 às 18 horas
Local: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) – Auditório Maria Aparecida Pourchet Campos
Endereço: Avenida Prof. Lineu Prestes, 580 – Butantã, São Paulo (SP)
Inscrição: Gratuita

Sobre a Sociedade Brasileira de Toxicologia

Fundada em agosto de 1972, a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) foi instituída como uma sociedade científica com o intuito de congregar docentes, profissionais, empresas e organizações interessadas no desenvolvimento da Toxicologia no Brasil. A entidade dedica-se ao desenvolvimento contínuo de conhecimento técnico-científico para o aprimoramento e garantia da saúde humana, assim como para a segurança de todos os organismos vivos e da proteção do seu ambiente.