Samsung inicia inscrições para o Prêmio Respostas para o Amanhã

Programa que incentiva estudantes a desenvolverem propostas de melhoria em suas comunidades terá edições no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, México, República Dominicana, Chile e Peru

São Paulo, 24 de maio de 2017 – A Samsung anuncia a abertura das inscrições na América Latina para o Prêmio Respostas para o Amanhã. O concurso incentiva estudantes do ensino público a aplicar, na prática, conceitos de Ciências da Natureza e Matemática por meio do desenvolvimento de projetos que realmente possam ajudar as regiões em que vivem, buscando identificar, estimular e difundir práticas educativas com impactos positivos no dia a dia.
Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai e Paraguai já abriram as inscrições para suas edições locais. República Dominicana e Peru também realizarão o concurso e devem iniciar a busca por propostas de estudantes entre junho e agosto deste ano. Em 2016, cerca de 42 mil alunos de toda a região participaram do programa, que recebeu mais de 2.300 propostas.
Para a realização do Respostas para o Amanhã na América Latina, a Samsung conta, além do suporte de parceiros locais, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros.
“Os esforços globais de cidadania da Samsung abrangem uma variedade de áreas que incluem assistência social, cultura, artes, serviços voluntários, educação e proteção ambiental”, explica Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina. “Temos educação como foco principal na América Latina. O Prêmio Respostas Para o Amanhã traduz bem esse nosso compromisso. No ano passado, conseguimos engajar estudantes e professores de toda a região na construção de projetos voltados para sustentabilidade, clima, acessibilidade, reciclagem e geração de renda.”
O prêmio anual Solve for Tomorrow, traduzido como “Respostas para o Amanhã” no Brasil e “Soluciones para el Futuro” nos outros países da América Latina, foi concebido para aumentar o interesse dos alunos sobre os temas aprendidos em sala de aula e inspirar a solução criativa de problemas da comunidade. O programa, ao deliberar sobre problemas sociais com estudantes, se torna um exemplo importante de apoio ao espírito empreendedor e de colaboração com a sociedade.
Desde 2013, a Samsung realizou 41 versões do Solve for Tomorrow em 17 países, com a participação de mais de 200 mil estudantes.