Vestibular de Inverno da PUC recebe inscrições

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Prova terá mudança no formato e serão reservadas 50% das vagas para ingresso via Enem

A PUCRS recebe até o dia 4 de junho as inscrições para o Vestibular de Inverno, por meio do site vestibular.pucrs.br. Esta edição conta com mudanças que ampliam o acesso e qualificam o processo seletivo. Uma das principais alterações é a possibilidade de ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que a Universidade disponibilizará 50% das vagas de cada curso oferecido no inverno para ingresso com a nota do Exame.

Os estudantes poderão concorrer utilizando a pontuação obtida em uma das três últimas edições (2014, 2015 ou 2016), além das provas do vestibular da PUCRS. No caso de se inscreverem pelas duas modalidades – provas do vestibular e aproveitamento do desempenho no Enem – o melhor resultado irá valer para fins de classificação. O valor das inscrições é de R$ 100,00 para quem optar por realizar a prova, e R$ 30,00 para quem utilizar apenas a nota do Enem.

Pela primeira vez, o vestibular ocorrerá em único dia – no sábado, 10 de junho. Em relação aos conteúdos, a proposta privilegia a interdisciplinaridade, aproximando-se dos modelos contemporâneos de avaliação, e valoriza a formação humanista dos candidatos.
Serão duas provas:

Prova de Redação: com peso de 1,5
Prova objetiva: 10 questões de História e Geografia (peso 2); 10 questões de Matemática (peso 3); 10 questões de Língua Estrangeira (peso 1,5); 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura (peso 2).
Dobro do número de vagas para créditos educativos:

A PUCRS dobrou o número de vagas para os créditos educativos próprios, e oferecerá o benefício para mais de mil estudantes no segundo semestre de 2017. A intenção é contribuir com a ampliação do acesso ao Ensino Superior, facilitando o ingresso dos alunos que possuem dificuldade em assumir o custo total da mensalidade.

As modalidades de crédito exclusivas da Universidade, Proed e Credpuc, permitem o pagamento de 50% do valor da mensalidade durante o curso, e 50% após a formatura. O grande diferencial é que o pagamento é realizado sem juros, corrigido apenas pelo valor atualizado anualmente pela variação da mensalidade.

As inscrições para calouros, estudantes interessados em reingresso e transferências, estão abertas até 28 de junho. Detalhes podem ser obtidos na Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, pelo telefone (51) 3320-3588 e no site www.pucrs.br/estude-na-pucrs/incentivo-a-educacao.