Dia do Brincar é transferido para 9 de junho

Em razão da chuva, a Secretaria de Educação de São Leopoldo (Smed) transferiu a atividade do Dia do Brincar para 9 de junho (sexta-feira). A Smed está preparando uma série de atividades alusivas ao Dia do Brincar, comemorado mundialmente no dia 28 de maio. A ação será realizada na praça da Biblioteca, com as turmas de Educação Infantil das escolas municipais e credenciadas, divididas em dois turnos: das 9h às 11h e das 14h às 16h.

“É o primeiro dia do brincar realizado no município. O foco é lembrar os adultos sobre a necessidade do tempo das crianças brincarem. Nossa sociedade vive um processo de aceleração que acaba refletindo na Educação, com apressamento das etapas de aprendizado”, explica a diretora de Gestão da Educação Básica, Quênia Strassburg. Ao usar brinquedos não estruturados – como caixas, tampas, botões e elementos da natureza – a criança desenvolve potencialidades como criatividade, expressões artísticas, capacidade de cooperação e outros conceitos importantes para seu desenvolvimento no futuro.

A Assessoria Pedagógica da Educação Infantil, junto com o Departamento de Informações Escolares, está organizando atividades que possibilitarão momentos e espaços de interação e do brincar, assegurando o que as diretrizes nacionais da Educação Infantil propõe como eixos. As crianças poderão vivenciar diferentes propostas, tais como: contação de histórias, oficina de teatro, danças circulares, oficina de arte e roda de música.