Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar tem 6 parques em operação comercial

O Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, completou 111 MW (megawatts) em operação comercial no mês de maio. São 37 aerogeradores em pleno funcionamento dos 69 previstos até o fim da obra. No total, 49 aerogeradores já estão montados.

Quando finalizado, o Complexo terá capacidade instalada de 207 MW, energia suficiente para abastecer cerca de 400 mil residências. Seis dos 12 parques eólicos previstos já estão em operação, sendo o parque Aura Mangueira XIII o mais recente deles. Além dele, estão operando comercialmente os parques Aura Mirim II, Aura Mirim IV, Aura Mangueira VII, Aura Mangueira XI e Aura Mangueira XV. No mês de junho, outros 3 parques devem ser energizados.

Outro destaque das obras no último mês é a conclusão da pré-montagem dos tramos de concreto de todos os 69 aerogeradores. Dessa maneira, o guindaste previsto para a atividade já está sendo dispensado, assim como a fábrica de componentes eólicos da Nordex-Acciona, que já começou a ser desmobilizada.

O Complexo está em implementação desde agosto de 2015 e a previsão é que as obras terminem nas próximas semanas, o que representa uma importante antecedência em relação ao COD (data de ativação dos contratos do leilão, que tinha como previsão maio de 2018).