Inscrições abertas para o 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho

Em 2015, os congressistas lotaram o Centro de Eventos da PUCRS – Foto: Camila Domingues

Estão abertas as inscrições para o 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, um dos maiores eventos da área educacional no país, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS). O Congresso ocorrerá de 19 a 21 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, e discutirá a ousadia para mudar. Na programação, sete grandes conferências, um painel, quatro palestras de 20 minutos e um talk show. As inscrições são feitas pelo hotsite www.sinepe-rs.org.br/congresso e os associados ao Sindicato têm descontos até o dia 31 de maio. Realizado desde 1996, o evento espera receber dois mil educadores. O evento tem o patrocínio do Sistema Positivo de Ensino e da Caixa Econômica Federal e conta com o apoio da PUCRS, Fenep, PGQP e da empresa Do Bem.

A programação terá nomes de destaque nacional e internacional, como o professor e historiador Leandro Karnal, que vai discutir a necessidade de mudança, e a futurista, especialista em economia criativa e sustentabilidade Lala Deheinzelin, que irá apresentar as quatro economias do futuro. O professor português do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Alexandre Ventura, falará sobre o papel do professor como protagonista de inovação e mudança. O evento também vai discutir tecnologia, com a conferência sobre metodologias ativas de aprendizagem, apresentada pelo professor de novas tecnologias na USP e um dos fundadores da Escola do Futuro, José Moran. Outro tema em debate será política e educação, no talk show Qual o papel da escola no atual momento político em que vivemos?, apresentado pelo jornalista da Band Ricardo Boechat.

A escola e os novos cenários serão tema de um painel na tarde do dia 20 de julho, com a participação do publicitário e sócio da Escala Comunicação e MKT Alfredo Fedrizzi; do vice-presidente e CFO das empresas Randon, Daniel Randon; e do doutor em Filosofia Draiton de Souza. Outro destaque da programação será o Espaço Mover, com apresentação de quatro palestras de até 20 minutos. Confira os temas e os palestrantes: “Qual o impacto do ensino sobre a aprendizagem do aluno?”, com Luciana Corso; “Uma escola centenária com ousadia para mudar: o case da Escola Elvira Brandão SP”, por Renato Júdice; “Superação + Motivação + Trabalho = Resultados Positivos em Matemática”, por Luiz Felipe Lins; e “Fim da aula expositiva?”, por Miguel Thompson.

Os participantes do evento poderão conferir também a 14ª Expoeducação, feira de produtos e serviços do setor educacional, que ocorrerá paralelamente ao Congresso.