Marcação de exames de laboratórios passa a ser aberta e descentralizada

Fotos: Charles Dias

A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) e os laboratórios de análises clínicas conveniados, Fridel e Colman, chegaram a um acordo para abrir a agenda de marcações de exames. O acordo estabelece que os agendamentos podem ser feitos em qualquer período do mês, evitando a formação de filas nos laboratórios. Antes, ao terminar a cota financeira mensal, estabelecida entre os laboratórios e a Semsad, os usuários precisavam aguardar até o mês seguinte para agendar os exames.

O valor recebido por laboratório foi reajustado de R$ 50 mil para R$ 60 mil mensais e, segundo o secretário da Saúde, Fábio Bernardo da Silva, há uma negociação para ampliar esta cota. “Hoje a média de espera gira em torno de 15 dias. Estamos negociando o aumento das cotas para reduzir esse prazo”, destaca.

Para agilizar ainda mais o serviço, a Semsad descentralizou a marcação de exames, que podem ser agendados também em três unidades de saúde; no Centro de Saúde Feitoria, na UBS Scharlau e no Centro Médico Capilé. O agendamento deve ser presencial.
Pontos de agendamento

Laboratório Fridel – Rua Conceição 946, Centro

Laboratório Colman – Rua Independência 201

Centro de Saúde Feitoria- Rua João Algayer, n° 71 – Feitoria

Centro de Saúde Campina – Avenida Henrique Bier, n° 822 – Campina

UBS Scharlau- Rua Pinto Bandeira, nº 68 – Scharlau

Fotos Charles Dias