Cabelo curtinho para cada formato de rosto

Radicalizar no corte das madeixas traz estilo, mas pode evidenciar características que talvez você não queira. Hairstylist ensina a escolher o melhor curtinho para você

As atrizes, modelos, artistas e blogueiras it-girls costumam lançar tendências em cortes de cabelo feminino. Para algumas mulheres, encurtar as madeixas pode ser sinônimo de radicalizar; para outras, é sinônimo de praticidade. O fato é que os curtinhos estão na moda, são estilosos e demandam menos tempo de cuidado diário, o que é ideal para quem tem a vida corrida.

“Recentemente, os pedidos para cortes curtinhos têm aumentado nos salões de beleza. Mas antes de cortar, é preciso definir o corte ideal para você. Ao encurtar os fios, é importante levar em conta o tipo de corte que vai combinar melhor com seu formato de rosto, já que, dependendo do estilo, ele pode evidenciar detalhes que você pode não querer”, aconselha o hair stylist Cesar Almeida, consultor da Netfarma.

Rostos mais compridos ficam bem com cortes curtos, que mantenham as laterais mais longas e franja na altura da sobrancelha. O formato redondo de rosto requer um trabalho em camadas e laterais mais compridas e sem volume, ideal para afiná-lo. “O topete é permitido, porém não recomenda-se franja”, salienta Almeida. Rostos mais quadrados, por sua vez, segundo o hair stylist, exigem cautela no corte chanel. “O mais indicado é fazer algumas mudanças. O corte deve seguir uma linha reta, com arredondado nas pontas e sem volume, para suavizar os traços”, orienta

O rosto oval é o mais democrático, ideal paro todo tipo de chanel e, inclusive, para o estilo ‘Joãozinho’.

Já o formato triangular de rosto, em geral, exige um corte mais trabalhado e também serve para alongar a face, com maior comprimento nas laterais. “´Para esse tipo de rosto, cai muito bem repicar a parte de trás. E a altura de comprimento ideal é no maxilar e, de preferência, sem franja”, pontua o consultor.

Almeida ainda chama atenção para o rosto em formato de triângulo invertido ou coração, que é aquele estreito no queixo e mais largo na testa. “Esse rosto combina perfeitamente com o chanel, pois o corte vai equilibrar todas as suas linhas”.

Como se pode perceber, os cabelos curtos são democráticos e podem ser usados por mulheres com todos os formatos de rosto, desde que sejam respeitados alguns detalhes na manutenção do corte, que precisa ser frequente.