Alunos de Design da PUCRS criam brinquedos de papel para pediatria

Após conversas com o professor da Escola de Medicina e pediatra do HSL, Jorge Hauschild; com a professora do curso de Letras, da Escola de Humanidades, e coordenadora do projeto de contação de história na biblioteca infantil do HSL, Vera Wannmacher Pereira; com a pedagoga Juliana Pierdona, da pediatria; e com a enfermeira Geórgia, infectologista do hospital, identificou-se a necessidade de ações que ajudem a reduzir o medo e o estresse das crianças internadas. “Pensamos em fazer algo no estilo paper toys, impressos em folhas A4 ou A3, para que as crianças pintem, recortem e montem com ajuda da recreação na pediatria”, conta Martel.

Amigos de papel

Os estudantes colocaram a criatividade em ação e o resultado foi além das expectativas dos professores. Personagens que associam a ideia de médico com o cuidado, que ensinam a importância de lavar as mãos, que mudam a expressão conforme o humor, que ficam doentes e ganham adesivos à medida que evoluem no tratamento e que chamam atenção para os animais em extinção do Brasil são alguns exemplos.

Todos os personagens e suas histórias serão entregues para a pediatria do HSL em folhas A3 com explicações sobre a montagem. A ideia é aperfeiçoar os melhores projetos como modelos para impressão e utilização sempre que necessário. Os personagens são acompanhados de instruções para sua montagem, são desmontáveis e descartáveis. “Assim a criança pode levar o seu para casa quando receber alta, para que não seja reutilizado por outros pacientes, evitando a contaminação”, aponta Martel.