Rio dos Sinos sobe 1 centímetro por hora em São Leopoldo

Ginásio Municipal está sendo preparado para receber possíveis desabrigados a partir das 22h desta quinta-feira, 1º de junho

A Defesa Civil de São Leopoldo intensificou o alerta de inundação na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, após o nível do Rio dos Sinos atingir 4.80 m, com aumento de 1cm por hora, conforme medição realizada às 15h. Nas últimas 24 horas a quantidade de chuva chegou a 60mm. Todos os níveis registrados atingiram o critério de emissão de alerta conforme o Plano de Contingência da Defesa Civil. Em reunião nesta tarde, a Prefeitura definiu o Ginásio Municipal Celso Morbach (avenida Dom João Becker, Centro) como abrigo para os possíveis desabrigados das áreas de maior risco: bairros São Geraldo, Pinheiro (em especial na Rua das Camélias), Imigrante (na vila Independência) e do bairro Rio dos Sinos (na Rua da Praia) – e também demais desabrigados de outras regiões da cidade.

Abrigo a partir das 22h

A partir das 22h desta quinta-feira, o ginásio estará aberto para receber os moradores que forem atingidos pela enchente e não tenham outro abrigo. A montagem da estrutura dentro do ginásio, com barracas, colchões, cobertores e alimentação iniciou após a reunião emergencial realizada na Prefeitura, coordenada pelo Secretário de Gestão e Governo, Marcel Frison. ”Há pessoas que já estão procurando pelo abrigo. Todas as equipes das secretarias envolvidas estão mobilizadas para iniciar o acolhimento dos moradores”, afirmou.

Resgate

As equipes da Defesa Civil já circulam pelas áreas atingidas informando sobre o risco de inundação. Quatro caminhões, dois da Secretaria de Obras e dois de cooperativas que trabalham com a coleta seletiva estarão a serviço da Defesa Civil. As secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança e Defesa Comunitária terão servidores trabalhando 24 horas na assistência e proteção dos desabrigados.

Emergência

Três números de telefone estão disponíveis para informações e pedidos de resgate: 99836.2312 e 99710.1817 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil Municipal).

Participam da força tarefa de assistência aos desabrigados, as secretarias de Gestão e Governo, Administração, Saúde, Segurança e Defesa Comunitária, Desenvolvimento Social, Obras Viárias, Serviços Públicos, Esportes e Semae. A Secretaria de Proteção Animal vai montar uma estrutura para abrigar os animais nas “pirâmides” do Largo Rui Porto, ao lado do ginásio.

Relatório da Defesa Civil de São Leopoldo

1º de junho de 2017 – 15h30min

Nível do Rio em São Leopoldo (CPRM): 4,80m

Subindo 1cm por hora

Precipitação acumulada nas últimas 24 horas em São Leopoldo (PCDs CEMADEN): 62mm

Nível do Rio na Foz do Paranhana: Subindo

Nível do Rio em Campo Bom: Estabilizou (com tendência a subir)

Previsão do Tempo

CPTEC/INPE: No momento da consulta, consta aviso de atenção para chuvas intensas para as próximas 24 horas para região da bacia do Rio dos Sinos.

INMET: No momento da consulta, consta aviso de atenção para tempestades para as próximas 24 horas para região da bacia do Rio dos Sinos.

SEMA: Boletim matutino da data de hoje refere alerta para possibilidade chuvas para hoje dia 1º de junho. A partir de sexta-feira, dia 2 de junho, as instabilidades se afastam e a previsão é de tempo seco até domingo dia 4 de junho quando poderão haver condições de novas instabilidades.

Mantém-se e intensifica-se o alerta de riscos de inundação.

Seguimos realizando o monitoramento intensivo do nível do rio.