Curso sobre amamentação na rede municipal de São Leopoldo

Com o objetivo de padronizar o atendimento em todas as unidades da rede, a Secretaria da Saúde (Semsad) realizou na manhã de hoje (2/06) o curso Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, proposto pelo Ministério da Saúde. A iniciativa sensibiliza os servidores a educarem os pais desde o pré-natal. A coordenadora de Nutrição da Semsad, Luciana Titze, lembra que a alimentação correta é parte do trabalho de prevenção. “A mãe ingerindo uma alimentação equilibrada na gravidez previne doenças. Posteriormente, a educação alimentar ajuda a evitar problemas como a obesidade, por exemplo”, ressalta.
O curso, divulgado nas próprias unidades, contou com a presença de enfermeiros, dentistas, nutricionistas, agentes de saúde e profissionais de saúde bucal.
Na última sexta-feira, o curso falou sobre Manejo Clínico da Amamentação. No dia 7 de junho o tema será Antropometria, voltado para Técnicos de Enfermagem, que aborda formas de pesar e medir adultos e crianças. Todas as aulas ocorrem na Escola de Gestão do Centro Administrativo.

Estratégia Amamenta e Alimenta

A “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.