Taurus comemora resultados na gestão de resíduos

No dia 05 de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Taurus celebra um ano da gestão de resíduos da nova fábrica da companhia, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Durante a reorganização do parque fabril da Taurus, com a concentração da produção de armas em apenas uma unidade, uma das premissas da administração para o projeto foi a redução do impacto ambiental de todo o processo produtivo.

Para isso, a Taurus construiu e inaugurou, no primeiro semestre de 2016, a Estação de Tratamento de Efluentes. O novo sistema, com capacidade para tratar 388 m³ de resíduos industriais e sanitários por dia está adequado às exigências dos órgãos ambientais e garante o tratamento de 100% dos efluentes emitidos pela companhia.

Outro investimento realizado na fábrica, na mesma época, foi a construção da Central de Resíduos. Com uma área útil de aproximadamente 1.200 m², o local recebe, mensalmente, cerca de 250 toneladas de rejeitos, gerados na produção de armas. Entre os principais resíduos estão: papel, madeira, sucata metálica, cavaco (resíduo de usinagem), óleo, entre outros. Todos são devidamente identificados e armazenados até que sejam enviados ao seu destino final.

Atualmente a empresa destina 90% dos resíduos gerados no seu processo produtivo para fornecedores de reciclagem e/ou processamento, licenciados pelo órgão ambiental responsável.