ZEE-RS será ferramenta para qualificar gestão pública

Foto: Luiz Chaves

A importância do planejamento territorial como ferramenta para qualificar as políticas públicas, planejamentos setoriais e investimentos. De acordo com o gerente do ZEE do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bruno Siqueira, cerca de 86% do território nacional possui zoneamento econômico-ecológico concluído. Para que o programa tenha êxito, é fundamental a integração entre governo federal, estados e municípios.

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE-RS) é uma ferramenta de suporte ao planejamento territorial que está sendo desenvolvida pelo governo do Estado gaúcho, com coordenação da Sema. Neste projeto o Estado, sociedade e empreendedores conhecerão previamente as vulnerabilidades e potencialidades das diferentes regiões gaúchas para o planejamento de projetos.

Atualmente, o programa está em fase de diagnóstico, onde estão sendo mapeadas informações com o propósito de caracterizar as diferentes regiões a partir de três conjuntos temáticos: socioeconomia, meio natural e jurídico-institucional. Depois de concluído, as informações serão organizadas num banco de dados digital, disponível em uma plataforma web. A previsão de lançamento é 2018.

Confira na web TVCREA o programa sobre ZEE-RS com a participação do presidente CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior; da secretária de Meio Ambiente do Estado, Ana Pellini; do presidente Fórum de Infraestrutura das Entidades, Eng. Cylon Rosa Neto; da coordenadora das Inspetorias do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter; e do conselheiro e diretor financeiro do CREA-RS, Geól. Antonio Pedro Viero.