Novas áreas para a construção do presídio federal no RS

Comitiva visitou áreas nos municípios de Charqueadas e Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera – Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Técnicos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) estão no Rio Grande do Sul avaliando novas opções de para a construção da unidade prisional federal a ser instalada no estado. Nessa quarta-feira (7) a comitiva visitou áreas nos municípios de Charqueadas e Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera.

O grupo foi acompanhado pelo secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Everton Oltramari, e do superintendente substituto da Susepe, Alexandre Micol. “Nossa intenção é oferecer opções variadas e qualificadas ao Depen, de modo a garantir agilidade ao processo de implantação do presídio federal no RS”, assegurou Oltramari.

Em Charqueadas, os técnicos do Depen conheceram um terreno de aproximadamente 30 hectares. Pertencente ao município, está localizado próximo à Penitenciária Modulada de Charqueadas. Em Arroio dos Ratos, a comitiva esteve em uma área de cerca de 40 hectares, de propriedade do Estado, localizada às margens da BR-290.

A comissão encaminhada pelo departamento conta com profissionais especializados em segurança, logística e engenharia. Nesta quinta-feira (8), os técnicos continuam os trabalhos de inspeção e análise das áreas ofertadas. A intenção do Depen é apresentar a decisão até o final da semana. “Posso adiantar que os terrenos apresentados possuem características de engenharia favoráveis e observam o rol de especificações apresentado anteriormente. Isso facilita o trabalho”, salientou Antonio Correa Fortes, coordenador da comissão.