Retomadas as atividades do Conselho Municipal de Habitação

Foto Decom/PMSL

Após anos de estagnação, a Prefeitura reativou na manhã desta quinta-feira, 8 de junho, o Conselho Municipal de Habitação, que tem a função de fiscalizar e deliberar ações governamentais. O secretário de Habitação, Nelson Spolaor, apresentou o diagnóstico do quadro encontrado pela gestão que tomou posse em 2016.

“Recebemos o município com salário de servidores em atraso e déficit de R$ 700 milhões no orçamento. Algumas medidas imediatas já foram tomadas. Saímos de um prédio particular para o terceiro andar do Centro Administrativo, o que representará uma economia de R$ 240 mil em quatro anos”, ressaltou.

O diálogo com a população foi outro aspecto positivo apontado por Spolaor. De acordo com o secretário, os grupos de trabalho envolvendo as regiões e as reuniões com representantes de condomínio serviram para mostrar que há propostas concretas para qualificar a política de moradia em São Leopoldo. A parceria com a Caixa Federal é o trunfo para novos empreendimentos. “Retomamos o contato para a aprovação de projetos e qualificação dos espaços já existentes”, revela.

Ocupações irregulares

Nelson Spolaor comunicou que as denúncias de ocupações caiu de dez, em janeiro, para quatro em abril. Ele atribui a redução a dois fatores: fiscalização e política pública. “Estamos notificando quem entra nos terrenos de forma ilegal. Se o ocupante não se retira, acionamos a Guarda Civil Municipal (GCM). Por outro lado, a população percebeu que estamos apresentando propostas efetivas de moradia, com diálogo e transparência”.

Spolaor colocou em pauta a realização de uma Conferência Municipal de Habitação para o segundo semestre. A partir do encontro, novas propostas para a área serão debatidas e implantadas.

Participam do Conselho de Habitação representantes do governo e da sociedade civil. Ficou acordado que as reuniões serão mensais, sempre na terceira quinta-feira de cada mês. A próxima tem data marcada: dia 20 de julho, às 9h, no Centro Administrativo.