Cargill coleta dois milhões de litros de óleo vegetal usado

Na semana do meio ambiente, o programa de reciclagem evita a poluição de 50 bilhões de litros de água

Na Semana do Meio Ambiente, a Cargill atinge a marca de dois milhões de litros de óleo de cozinha usado coletado. O resultado é proveniente da Ação Renove o Meio Ambiente, programa mantido pela empresa, por meio da marca Liza, que oferece ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo vegetal residual.

Para Márcio Barela, Coordenador de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil, esse marco é muito significativo; “Estamos falando basicamente de óleo da população, entregue de garrafinha em garrafinha! Somente a partir deste ano estamos incluindo grandes geradores no Programa, ressalta”. Um dos maiores benefícios do Programa para o meio ambiente segundo o Coordenador, é a não poluição de rios e mananciais causada pelo descarte incorreto do resíduo. “A Ação Renove o Meio Ambiente tem contribuído para uma cadeia produtiva mais responsável. Esses dois milhões de litros de óleo usado deixaram de poluir 50 bilhões de litros de água. Com o descarte correto do resíduo, o transformamos em matéria prima para a produção de novos produtos, como o biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável”, ressalta.

Criado em 2010, a Ação Renove o Meio Ambiente é um dos maiores programas de logística reversa de óleo e gordura vegetal residual do Brasil. O programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas, ONGs e escolas para implantação de pontos de coleta de óleo residual e educação ambiental. Atualmente, são 770 pontos de coleta distribuídos em oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul).

Sobre a Cargill

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com.