SINEPE/RS promove evento para discutir o novo Ensino Médio

Palestra do conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Antonio Carbonari Netto sobre a nova BNCC – Foto: Semesp

 

O Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS) promove na próxima terça-feira (13/06) evento para discutir o novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro contará com a presença do coordenador-geral de Ensino Médio do MEC, Wisley João Pereira, responsável pela reforma do Ensino Médio. A programação contará ainda com palestra do conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Antonio Carbonari Netto sobre a nova BNCC. O evento terá também a participação do secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer. O evento será realizado no Hotel Continental, em Porto Alegre, das 9h às 16h30 e reunirá 200 coordenadores pedagógicos de escolas particulares de todo o Estado.

A palestra de Wisley João Pereira inicia às 14h. Para o coordenador, o mais importante da nova lei do Ensino Médio é como ela vai ser implementada. “Precisamos garantir para a nossa juventude um Ensino Médio que tenha condições de atender o jovem de hoje, pois em todas as discussões que participei havia o consenso de que o Ensino Médio tem que mudar. Hoje os números são horrorosos. A cada ano que passa 1,7 milhões de jovens estão fora da escola. A grande maioria não atinge os mínimos desejados em português e matemática”, afirma.

Na fala do conselheiro do CNE Antonio Carbonari Netto ele deve antecipar que a nova BNCC (que deverá nortear os currículos das escolas públicas e privadas) deve ser concluída em agosto. Carbonari Netto acredita que os pontos de maior discussão, que serão esclarecidos após a conclusão do documento, dizem respeito às alterações das cargas horárias de algumas disciplinas ou áreas de estudos. A mudança mais relevante das novas regras é, para o conselheiro, o novo modelo de Ensino Médio, “agora com novas trilhas de formação dos alunos, por opção deles, inclusive com a opção de Ensino Técnico, concomitante ou suplementar”.
Programação do evento

8h50 – Abertura

9h45 – Palestra “Os limites e as possibilidades da BNCC na Educação Básica”: Antonio Carbonari Netto

12h – Almoço

14h – Palestra “O Ensino Médio na Lei 13.415/2017: Perspectivas e desafios para o ensino privado”: Wisley João Pereira

16h – Encerramento