Conheça mais sobre… Amendoim

Nessa época, praticamente metade das guloseimas tradicionais são feitas com amendoim. O coordenador de nutrição do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, preparou um guia sobre o amendoim. Vilão ou mocinho?

 

Amendoim – 500 calorias em 100g

O amendoim é uma leguminosa, da família dos feijões, da soja e da lentilha. Por muito tempo considerado um vilão da alimentação saudável, principalmente por quem está tentando perder peso, o amendoim possui muitas substâncias benéficas à saúde.

O amendoim é fonte de ômega-6, uma gordura essencial para o nosso organismo, já que não conseguimos produzi-la internamente. Ela auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue. Além disso, o amendoim possui vitamina E, poderoso antioxidante, que combate o envelhecimento precoce e as doenças cardíacas.

Ele também é fonte de diversos minerais, como o selênio, o potássio e o manganês, além de vitaminas do complexo B. A vitamina B3, uma das principais encontradas no amendoim, contribui para a saúde do sistema nervoso, auxilia na produção de energia, participa de processos antioxidantes, além da participação na produção de alguns hormônios.

A melhor forma de consumir o amendoim é torrado, sem adição de óleo ou sal. Você pode comer o amendoim como petisco, como um dos ingredientes de um mix de frutas secas ou salpicado sobre saladas e frutas. Procure pelo amendoim in natura em lojas de produtos naturais ou torrado sem adição de outros ingredientes.

Por ser bastante calórico, com mais de 500 calorias em 100g, o seu consumo deve ser moderado.  Fuja dos amendoins industrializados, com “casquinhas” crocantes, pois contêm muito sal e gordura. Já na paçoca, o problema é a grande adição de açúcar, embora hoje já existam versões diet. As pastas de amendoim, hoje já facilmente encontradas no mercado, são uma boa opção, mas fique atento aos rótulos e compre aquelas que não são adicionadas de ingredientes como chocolate ou doce de leite. Procure pelas pastas de amendoim puras, sem açúcar e use em frutas ou biscoitos de arroz.

Antes de comprar o amendoim, veja se as condições de armazenamento na loja são boas, se não há presença de mofo ou cascas quebradas. Em casa, coloque em um recipiente bem limpo, tampado e guarde em local seco e fresco, ou na geladeira.