Posse dos novos membros dos Conselhos Escolares

A Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo e Conselho Municipal de Educação empossaram os novos membros dos Conselhos Escolares para a gestão 2017/2019. A cerimônia ocorreu na noite desta segunda-feira (19), no auditório do Colégio São Luís

Foto: Charles Dias

Instrumento de ampliação da gestão democrática dentro da escola, o Conselho Escolar é um colegiado permanente de debate e articulação entre os vários segmentos da comunidade escolar e local, conforme prevê a Lei Municipal n.º 7.320/2010. De acordo com o prefeito Ary Vanazzi,o conselho constitui-se no órgão máximo da gestão escolar, pois exerce as funções consultiva, deliberativa, fiscalizadora, propositiva e mobilizadora, nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da unidade escolar. “Manda mais que o prefeito e o diretor da escola”,  ressaltou. “Isso demonstra o tamanho da responsabilidade de quem assume este conselho, pois vamos partilhar de fato a gestão da escola e temos um novo olhar a construir sobre a gestão democrática”, completou Vanazzi.

Os conselhos são formados por trabalhadores em educação docentes; trabalhadores em educação não docentes; pai, mãe ou responsáveis legais dos alunos regularmente matriculados e frequentes; e alunos com dez anos ou mais regularmente matriculados e frequentes. Além disso, também compõem o colegiado do Conselho Escolar um membro do Círculo de Pais e Mestres (CPM) e um integrante da comunidade local.  Para o secretário de Educação, Oneide Bobsin, a inserção da vida comunitária na escola e o engajamento de mães e pais são alguns dos valores que podem nortear a gestão democrática. “Percebe-se a forte presença da comunidade em momentos festivos, mas isso precisa estender-se para todos os aspectos da escola”, exemplificou.

A Smed, através dos colegiados, busca fortalecer a gestão democrática nas escolas. “Com isso, procura-se legitimar e empoderar os espaços de discussão e decisão em toda comunidade escolar do município”, finalizou Bobsin.

Saiba mais

A renovação dos conselhos escolares iniciou em 24 de abril, com o início do processo eleitoral. As eleições ocorreram em 29 de maio. De acordo com a coordenadora dos conselhos escolares, Noemi Antonio Maria, os conselhos atuam tanto na parte administrativa quanto na parte pedagógica da gestão escolar. “Estamos propondo hoje um cronograma de formação para os conselheiros, para que cada um conheça qual é a função de cada segmento”, explicou. Conforme prevê a Lei Municipal n.º 7.320/2010 o “Conselho Escolar é um colegiado permanente de debate e articulação entre os vários segmentos da comunidade escolar e local, tendo em vista a democratização da escola pública” (art. 2°).