Yoga na Praça comemora 1 ano de atividades

O Yoga na Praça, do Projeto Vida Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), festeja 1 ano de atividades no mês de junho. Para marcar a data, será realizada nesta quarta-feira, 21 de junho, às 9 horas, uma aula especial reunindo todos os professores voluntários, no segundo andar do Centro Administrativo. O ato contará com a participação da professora Andrea Tavares Borges, que ministrou a primeira atividade do Projeto Vida Saudável.

Nesse período, as aulas passaram de uma por semana para quatro horários semanais, com acréscimo de meditação e dança circular. Os encontros ocorrem às segundas (16h), às quartas (9h na praça e 17h30 no Centro Administrativo) e sextas-feiras (17h), na Praça da Biblioteca.

“Em São Leopoldo nos antecipamos ao que hoje é reconhecido como recurso e é ofertado pelo Sus”, destaca o secretário Fábio Bernardo da Silva. Ele lembra que a atividade melhora a qualidade de vida, reduz o estresse, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial. A yoga foi recentemente incorporada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sus.

Projeto Vida Saudável

O projeto Vida Saudável tem como principal objetivo proporcionar à comunidade a chance de aprender sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis para desenvolver melhores condições de vida, através da prática de atividades físicas. Oferecido nas Unidades Básicas de Saúde, trabalha a interdisciplinaridade, envolvendo atividades físicas, atendimentos médicos, acompanhamento de enfermagem e atendimento nutricional. O projeto tem, entre outras atividades, yoga na praça, prática de alongamentos, caminhadas, fortalecimento muscular, exercícios de equilíbrio, coordenação motora, recreação e dança.

“Médicos e psicólogos da rede indicam pacientes. É com imensa alegria que festejamos esse 1 ano de sucesso”, destaca a coordenadora do Vida Saudável, a professora Aretê Cecília Roman.