Grupo de voluntários faz entrega da reforma do Canil Municipal

Trabalho voluntário em prol dos animais – Foto: Charles Dias

Uma cadeia de boas ações. Na manhã deste sábado, 24 de junho, foi entregue a reforma geral do Canil Municipal de São Leopoldo. Realizada de forma voluntária por colaboradores da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), do grupo Solví, a obra executou a troca do telhado, calhas, pintura, alvenaria, telas de proteção, além da substituição de toda parte metálica.

O secretário de Proteção Animal, Anderson Ribeiro, ressaltou a importância do trabalho voluntário. “O poder público não tem perna nem condições de sustentar tudo. Vocês estão aqui doando o seu tempo por um trabalho que se a prefeitura fosse pagar, seria impossível. Nós não teríamos condições de fazer porque custaria no mínimo R$ 50 mil e a Sempa não tem esse valor em caixa para esses reparos”, disse o secretário ao agradecer o trabalho dos voluntários presentes.  “Essa reforma das telas, por exemplo, é boa para os animais porque é um animal menos machucado se espetando num fio de arame, trancando a cabeça numa grade que está aberta. Vocês estão contribuindo para a qualidade de vida para os animais”, completou.

O gerente de operações da CRVR, José Henrique Pilla, conta que há mais de dois meses uma equipe de aproximadamente 30 voluntários trabalhou na reforma do canil. “Unimos forças para viabilizar a obra,que só foi possível com a doação individual de cada voluntário. Além disso também é uma questão sanitária que tem um impacto grande para a localidade”, disse. De acordo com Henrique Bolacel, supervisor CRVR São Leopoldo, algumas ações da iniciativa continuarão como roçada, pintura e doação de ração.

O Canil Municipal está localizado numa área de três hectares, no bairro Arroio da Manteiga, onde atualmente 300 animais vivem tutelados pela Secretaria de Proteção Animal (Sempa).

Espaço de Adoção Sempa

À tarde o prefeito Ary Vanazzi irá ao bairro Cristo Rei para visitar o Espaço de Adoção Sempa realizado em parceria com ONGs e Liga dos Protetores, na Praça Mansueto Bernardi.

No dia 8 de julho, das 10h às 16h, no Centro de São Leopoldo, as ONGs Robin Hood e GAEPA promovem com apoio da Sempa o Brechó Solidário com a renda destinada para os animais do Canil Municipal.