Servidores capacitados para atendimento à pessoas com deficiência

 A qualificação ocorreu no auditório da Escola de Gestão Pública – Foto Charles Dias

Nesta segunda-feira, 26 de junho, servidores municipais participaram do curso de capacitação para o atendimento de pessoas com deficiências (PCDs). A palestra “Abordagem com cidadania” foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos. O coordenador do setor na Prefeitura, Leandro Brandt, disse que se trata de uma retomada das políticas públicas direcionadas aos PCDs. “O assunto ficou esquecido nesse último período. Percebemos a necessidade de atualizarmos nossos funcionários, em especial quem trabalha com o público, para formas de abordagem mais humana, direcionada para cada situação específica”, destaca Brandt. Ele lembra que garantir acessibilidade vai além de melhorias estruturais. “É mais do que colocar uma rampa. Abrange mobilidade. É saber apontar o encaminhamento correto, tratar os problemas de forma diferenciada. Muitos erros são cometidos por falta de conhecimento”, afirma.

A palestra foi dividida em três eixos: legislação, conceitos sobre cada deficiência e conceitos de abordagem. O curso foi ministrado pela professora Greice dos Santos, graduada em Pedagogia Especial, e pela psicóloga Eva de Castilhos, ambas docentes da Faders.

A qualificação, que ocorreu no auditório da Escola de Gestão Pública, foi elogiada pelos servidores. “Considero importante estes encontros para a formação, informação e conhecimento sobre PCDs como mecanismo de produção de cidadania, tanto para os servidores quanto para os usuários dos serviços públicos no município. Um movimento importante que deve ser expandido e consolidado”, frisou a funcionária pública Lucia Brizola, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). No próximo semestre, a Prefeitura promoverá cursos focados para cada secretaria, em especial, Saúde e Educação.