Sepom inaugura novo espaço no Centro Administrativo

Foto: Aline Marques

A Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) inaugurou o novo espaço de atendimento no 2º andar do Centro Administrativo, nesta terça-feira, dia 27 de junho. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, esclareceu que a mudança da Sepom é um ato político/simbólico:  “As mulheres também devem estar no centro do poder e não numa casa ao lado”, reforçou.

Durante a cerimônia de inauguração do espaço, o prefeito Vanazzi falou sobre a dificuldade de retomada das políticas públicas iniciadas em suas duas gestões anteriores. “Houve uma interrupção no diálogo. Recompor materialmente é fácil, mas até reconstruir as relações entre a sociedade e o governo é um longo processo de convencimento e engajamento”, explicou. A vice-prefeita, Paulete Souto, considera que diante do momento político do país, São Leopoldo é uma cidade de resistência. “Diante de um mundo tão cruel com as mulheres, não podemos mais ficar na inércia. Somos acima de 50% da população mundial, temos que buscar estas políticas públicas”, disse Paulete.

A casa na rua Brasil, que sediava a secretaria, agora abriga o Centro Jacobina – de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. “O Centro Jacobina estava em um local inapropriado para mulheres vítimas de violência, o que era outra violação do direito. Então, cedemos o espaço onde funcionava a Sepom”, explicou a secretária de Política para Mulheres, Joseli Troian.

Estiveram presentes na solenidade a vereadora Ana Affonso, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Antoninha Lima, a delegada da delegacia da mulher de Novo Hamburgo, Raquel Peixoto; Jane Botega, representando a juíza da vara de Violência Doméstica, Michele Becker;  a capitã da Brigada Militar Bibiana, representando a Patrulha Maria da Penha;  a representante da OAB/SL Adriana Dantas, convidados, secretários e servidores municipais.