Casa dos anos 50 tem projeto assinado pelo Apiacás Arquitetos

Localizada na zona oeste de São Paulo, a Casa Itobi tem projeto assinado pelo escritório de arquitetura Apiacás Arquitetos, dos sócios Acácia Furuya, Anderson Freitas e Pedro Barros. A partir de uma reforma em uma residência de 197 m² dos anos 50, constituída pela casa e uma edícula, os arquitetos propuseram uma intervenção radicalmente na espacialidade existente, por conta das várias transformações que a casa sofreu e da diferença de usos.

O primeiro passo foi a demolição da edícula para a criação de uma maior área livre com jardins e piscina. Com o intuito de uma relação mais franca com a área externa, demoliram-se as paredes do térreo e reestruturou-se o espaço: vigas metálicas apoiadas em novas paredes perimetrais construídas com o material de demolição (executadas com a técnica dos muros ciclópicos, porém, ao invés de pedras, utilizaram-se tijolos).

O novo térreo suporta o volume superior, tratado de maneira mais leve, branco, com o programa íntimo: escritório e quartos.

A conexão entre os pavimentos é marcada por uma nova escada e também pelo vazio residual da antiga escada. Consequentemente, a casa acaba por receber uma maior incidência de luz e ventilação natural.

Ficha técnica

Nome: Residência Itobi

Localização: São Paulo, SP

Ano: 2012

Status: construído

Classificação: residencial

Área: 197m²

Autores: Acácia Furuya I Anderson Freitas I Pedro Barros

Colaboradores: Accácio Mello I Ana Lúcia Santana I Bárbara Francelin I Cibele Mion I Daniela Santana I Fábio Teruia I Francisco Veloso I Gabriela Campos I Leonor Vaz I Maria Wolf I Marcelo Otsuka I Otávio Filho I Pedro Paredes

Fotos: Pregnolato & Kusuki Estúdio Fotográfico