HT Micron lança nova tecnologia em chips semicondutores

Representando o município, o prefeito Ary Vanazzi participou nesta quarta-feira, 28 de junho, do lançamento da nova linha de encapsulamento e teste de componentes para dispositivos móveis da HT Micron, na sede da empresa, no Parque Tecnológico São Leopoldo.

O presidente da HT Micron, Chris Ryu, apresentou a nova linha de encapsulamento com a finalidade de desenvolver a integração de componentes. “Este é um momento de muita felicidade para todos nós. O semicondutor que desenvolvemos em conjunto é muito pequeno, mas implica no uso de alta e muito grande tecnologia. No centro desta tecnologia esta a capacidade de empilhamento de sete chips semicondutores em um único componente. Estou muito realizado por termos implantado esta importante tecnologia aqui no Brasil. Sem os dedicados esforços dos acionistas e dos colaboradores da HT Micron, os governos federal, estadual e municipal bem como os parceiros Unisinos, obstinados em aprimorar a indústria de semicondutores no Brasil, isto não seria possível.”

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressaltou a parceria feita para a realização deste projeto estratégico para o Rio Grande do Sul e também como modelo para o Brasil. Para Vanazzi a vinda da presidenta da República Dilma Rousseff para inauguração da empresa em 2014 representou o reconhecimento pelo esforço dos envolvidos. “Esta empresa é um orgulho para a nossa cidade. Um setor não se desenvolve, não cresce sozinho. Tem que ter uma articulação uma visão de país, estado, município. Aqui construímos uma parceira estratégica comum com a universidade, com o saber, com as empresas, com a prefeitura com o Estado e construímos este patrimônio que está aqui e nos orgulha muito”, afirmou o prefeito.

As tratativas para a instalação da HT Micron em São Leopoldo iniciaram em 2009. Em 2011, a empresa inaugurou sua primeira sala limpa, dando início à produção local de semicondutores. A sede da empresa, inaugurada em 2014, tem área aproximada de 10.000 metros quadrados. A HT Micron é uma empresa brasileira, fundada em 2009, através da joint venture entre a sul-coreana Hana Micron e a brasileira PARIT, e tem como foco fornecer soluções locais em semicondutores para o Brasil.

Participaram da solenidade os acionistas da empresa HT Micron, Chang Ho, Choi (da Hana Micron), Luiz Gerbase (da Parit Participações), o presidente da HT Micron, Chris Ryu, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Márcio Biolchi, representando o governador do Estado, José Ivo Sartori. O governo federal teve a representação do coordenador de Microeletrônica da Secretaria de Políticas de Informática (Sepin), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Henrique Miguel. Também estavam presentes a diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Universidade Feevale, Banrisul. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Leopoldo, Olimar Queiroz acompanhou o ato, entre outras autoridades.

Nesta nova linha, lançada hoje, foi produzido o primeiro lote de engenharia do produto eMCP, fruto da cooperação conjunta, com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), por intermédio do Instituto Tecnológico de Semicondutores – itt Chip.

Foto Charles Dias