Conselheiros da Sicredi Pioneira RS participam de formação na Alemanha

Comitiva da Sicredi Pioneira RS com os representantes da Akademie Deutscher Genossenschaften

Com o objetivo de conhecer o sistema de crédito cooperativo da Alemanha, os conselheiros de administração e fiscal participaram de uma formação na Akademie Deutscher Genossenschaften, em Montabaur, entre os dias 30 de maio a 02 de junho.

Durante a capacitação, a comitiva conheceu a estrutura e desafios do sistema cooperativista alemão, obteve informações sobre o Vollksbank Rhein-Nahe-Hunsrück e visitou a central bancária DZ Bank AG em Frankfurt e o banco cooperativo VR Bank Nordeifel eG.

A Alemanha foi escolhida para essa viagem de estudos pois se destaca no cenário do cooperativismo financeiro nos pequenos municípios, realidade da região de atuação da Pioneira, onde normalmente 2/3 da população são sócios. Devido a este índice, em nível nacional, a participação das cooperativas de crédito no mercado alemão chega a 25%, atrás apenas das Sparkasse, que são as caixas econômicas municipais, cuja gestão é pública. Já nos grandes centros urbanos percebe-se pouca expressão das instituições financeiras cooperativas, fato que se repete em outros países e também no Brasil. Em volumes administrados, as instituições financeiras cooperativas alemãs contabilizam EUR 850 bilhões, o que por si só demonstra a grande expressão que possuem no país.

Para Márcio Port, presidente do conselho de administração da Sicredi Pioneira RS, a viagem contribui na discussão do planejamento estratégico que está sendo promovida na cooperativa, visando os anos de 2018 a 2020, período em que o foco será o aprimoramento do relacionamento com os sócios da Sicredi Pioneira RS.