Daer inicia construção de ponte na Avenida dos Municípios

Operários trabalham na instalação do canteiro de obras próximo ao Arroio Pampa – Foto: Liana Ramos Carvalho/Daer

A comunidade do Vale do Sinos que aguarda a conclusão da Avenida dos Municípios encerra o mês de junho com uma boa notícia. A movimentação de operários no canteiro de obras confirma o início da construção da ponte sobre o Arroio Pampa – último passo para a ligação entre os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga através da ERS-239.

A estrutura terá 44 metros de comprimento por 12,6 metros de largura. O investimento é de R$ 1,48 milhão, obtido junto ao Tesouro do Estado. O recurso está disponível e a empresa contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) mobiliza as equipes para as primeiras atividades, como a colocação das estacas.

“Essa é uma demanda emblemática e, desde o início da nossa gestão, assumimos, junto com o Daer e o governador José Ivo Sartori, o compromisso de eliminar todos os entraves necessários para que a sociedade veja essa ponte inaugurada o mais rápido possível”, afirmou o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a autarquia eliminou os obstáculos para o início da construção da ponte, como a desapropriação de áreas, as adequações na rede de energia elétrica existente no trecho e a garantia de recursos financeiros. “Esse é mais um resultado da mudança de postura que o departamento assumiu e que já está proporcionando serviços mais ágeis e eficazes para a população do Rio Grande do Sul”, complementou. “A ponte sobre o Arroio Pampa é uma obra de rápida execução e, se não houver chuvas intermitentes capazes de interromper os serviços, serão necessários poucos meses para entregá-la”, explicou.