Livro ajuda pessoas a aplicar conceito de marketing pessoal

Os últimos acontecimentos na política e na economia têm como principais indicadores de impacto a situação de empresas e trabalhadores. Muitas das corporações que não fecharam tiveram de reconfigurar equipes e repensar operações. Por outro lado, tanto os profissionais que conseguiram manter suas posições quanto os que passaram a engrossar as estatísticas de desemprego sabem que a saída é identificar necessidades, transformá-las em oportunidade e oferecer algo diferente do que o mercado está acostumado. O ponto comum? O marketing.

Em tempos de crise, utilizar a estratégia de marketing pessoal para a promoção do sucesso e da imagem tem se tornado cada vez mais comum para buscar novas oportunidades e mudar a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.

Acerca desse assunto, existe um grande número de obras que tratam do tema, entretanto, remetem primordialmente à ideia de etiqueta. Na 4.ª edição do livro “Marketing Pessoal no contexto pós-moderno”, lançado pela Trevisan Editora, o autor, especialista no assunto, Claudio Rizzo, traz uma obra voltado ao aspecto motivacional em particular e apresenta um quadro com as pressões que o ser humano se submete em eventos característicos da nossa sociedade capitalista e consumista.

O autor expõe o verdadeiro conceito de marketing pessoal através de elementos básicos como forma de se vestir, apresentação e comportamento em entrevistas. “A venda pessoal não pode ser encarada como uma simples e primária autopromoção; trata-se de algo muito mais importante do que apenas contar vantagens sobre competências ou apresen­tar imagens, de certa forma, atraentes”, comenta Claudio Rizzo.

Com linguagem de fácil entendimento, o livro analisa todas as ações e conceitos de marketing, chamando a atenção para a necessidade de se identificar e diferenciar a composição de marketing de produto e marketing pessoal.

Divido em sete capítulos, a obra aborda os fundamentos, conceitos e ambientes do marketing pessoal e traz uma comparação primordial entre produto e a pessoa, auxiliando na comunicação durante a utilização do marketing pessoal, além de tratar do marketing pessoal no ambiente pós-moderno e do profissional do terceiro milênio.

Sobre o autor: Administrador de Empresas, mestre em Administração e Marketing pela Universidade Mackenzie e PhD em Administração pela Flórida Christian University (FCU). Atua como Consultor Empresarial especializado em Reestruturação e Recuperação Empresarial, Desenvolvimento Humano e Coaching há mais de 30 anos.