Uergs recebe representantes de instituições francesas

A reunião discutiu o incentivo e o acesso a cursos de francês e intercâmbio

Na quarta-feira (28), a reitora, Arisa Araujo da Luz, recebeu a diretora adjunta da Aliança Francesa, Nathalie Camson, e a representante da Campus France, Alisson Garmy. O encontro buscou promover um vínculo entre a Uergs e as instituições, com o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica o acesso a cursos de francês e o intercâmbio de estudantes e profissionais.

De acordo com Garmy, a França tem se tornado um bom destino para alunos que desejam estudar no exterior, sendo eleito o terceiro melhor país entre os estudantes brasileiros. “Com a exceção de Paris, os custos para estudar na França são bem acessíveis. Os gastos com educação podem até ser mais baixos do que no Brasil”, observa.

O coordenador do curso de Administração Pública da Uergs em Porto Alegre, Mauro Mastella, também participou da reunião e destacou a importância dessa relação. “É importante também o intercâmbio de professores e pesquisadores para proporcionar a troca de experiências na Universidade”, aponta o coordenador.

Para a reitora, além do estímulo, é necessário dar todo o suporte aos alunos que pretendem estudar no exterior.  “O mundo está vivendo um momento em que é necessário ultrapassar as fronteiras, principalmente fronteiras científicas e acadêmicas. Para isso é necessário não apenas o estímulo, mas o suporte ao aluno que deseja fazer um intercâmbio”, completa Arisa.

A Campus France é uma agência do governo francês responsável pela promoção do acesso ao Ensino Superior. Já a Aliança Francesa é uma associação sem fins lucrativos que promove a língua e a cultura francesa em Porto Alegre.

Participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis Andrades Filho, a pró-reitora de Ensino, Gabriela Dias, e os estudantes do curso de Administração Pública da Uergs em Porto Alegre, Nilvo de Oliveira e Bárbara Imhoff.