Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul abre neste sábado

Jogos Escolares da Juventude de 2016 – Foto: Divulgação

O Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) será aberto oficialmente neste sábado (1º), em Porto Alegre. A cerimônia está agendada para as 9h, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na Rua Gonçalves Dias, 700, no bairro Menino Deus. Em 2017 são 3.310 atletas inscritos, de mais 200 escolas de 45 municípios diferentes. Os campeões estaduais representam o estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O Cergs é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), por meio de edital, com verba oriunda da Lei Geral do Desporto, a chamada Lei Pelé.

O evento de abertura será junto com as competições de judô, que acontecem no ginásio de lutas do Cete durante todo o dia. O Cergs engloba 13 modalidades diferentes divididas em duas categorias: de 12 a 14 e de 15 a 17 anos, femininas e masculinas. Os jogos acontecem até setembro, em diferentes cidades. As etapas nacionais ocorrem em setembro, em Curitiba, e em dezembro, em Brasília.

A principal proposta dos jogos é educar e reforçar a cidadania pela prática esportiva. São práticas de superação e socialização reforçadas pela cultura da paz, que permeia o meio do esporte. As modalidades do Cergs são as individuais: atletismo (237 inscritos), Badminton (64), ciclismo (32, ginástica rítmica (21), judô (224), natação (91), tênis de mesa (29), vôlei de praia ( 21) e xadrez (41); e as coletivas: basquete (58 equipes), vôlei (51), futsal (80) e handebol (55).