DestaqueRS

Bom Jesus tem festa do queijo artesanal nesta semana

Bom Jesus - Bom Jesus tem festa do queijo artesanal nesta semana

Bom Jesus é conhecido por valorizar a cultura dos antigos tropeiros, por suas belas paisagens e pelo frio rigoroso. Além disso, é no município de 12 mil habitantes que acontece anualmente, em julho, a Festa da Gila e do Queijo Artesanal Serrano, produtos típicos da região dos Campos de Cima da Serra. A festa, que neste ano acontece de 12 a 16 de julho, no ginásio poliesportivo, é uma vitrine para comercializar os produtos das pequenas propriedades rurais de Bom Jesus e se caracteriza por valorizar o trabalho do meio rural, passado de geração em geração, com foco na produção de alimentos caseiros.

Além da feira de produtos caseiros e artesanais, a festa terá apresentações de talentos locais e de escolas, CTG, academia, Apae e coral, shows, encontro regional da melhor idade, encontro do produtor rural e concurso do queijo artesanal serrano, entre outras atrações. A entrada na feira é gratuita e a abertura oficial ocorre na sexta-feira (14), às 17h.

Concurso Queijo Serrano

Coordenado pela Emater, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o Concurso do Queijo Artesanal Serrano ocorre na sexta-feira, a partir das 9h30, no CTG Presilha do Rio Grande. No mesmo local, acontece o Encontro do Produtor, cuja programação prevê painéis e palestras sobre tecnologias para elaboração de suco de uva e de maçã na agricultura familiar, com a Embrapa, e sobre gastronomia regional e valorização dos produtos locais.

Poderão participar do concurso, produtores dos municípios da região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul-Catarinense, que atendam às exigências do regulamento. O objetivo é promover o queijo artesanal serrano como um produto exclusivo destas regiões, incentivar a qualificação, a valorização e a viabilização econômica do produto e premiar os produtores que demonstrem seu saber-fazer com qualidade diferenciada. As inscrições podem ser feitas no escritório municipal da Emater de Bom Jesus, até o dia 12 de julho, ou pelo e-mail embjesus@emater.tche.br.

Os jurados, que serão escolhidos pela Comissão Organizadora, irão avaliar os seguintes critérios: apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. Para garantir lisura no julgamento, os queijos serão apresentados aos jurados identificados apenas por um código de três dígitos, de conhecimento somente da Comissão Organizadora.

Uma das premiações será para o Queijo Mais Popular. Por isso, os participantes da 12º Festa da Gila e 5º Festa do Queijo Artesanal Serrano também serão convidados a degustar e avaliar, no CTG Presilha do Rio Grande, os queijos inscritos no concurso, no horário entre as 11h e as 15h30, e dar uma nota de 1 a 10.

A divulgação dos ganhadores nas categorias municipal e interestadual (1º ao 3º lugar) e popular (1º lugar), com a entrega da premiação, será realizada no ginásio poliesportivo, às 17h30

Tags

Artigos relacionados