DestaqueNegócios

Empresa gaúcha apresenta solução contra o mosquito da dengue

vasos raiz - Empresa gaúcha apresenta solução contra o mosquito da dengueUma empresa do Rio Grande do Sul, a Vasos Raiz, está entre as dez selecionadas para participar do Braskem Labs, o programa de aceleração de startups da Braskem. O produto criado por empreendedores do Novo Hamburgo (RS) é um vaso“autorrigável”, com um sistema que facilita o cuidado com plantas, mesmo que em espaço reduzido. Com um sistema de irrigação interna, composto por cordões, que funcionam como uma espécie de raiz artificial, o reservatório de água é acoplado na parte debaixo do vaso, garantindo umidade para a terra por vários dias, sem a necessidade de regar, e não permitindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Tem quatro opções de tamanhos, diferentes cores e opções de apresentação.

Dez empresas de quatro Estados foram selecionadas, entre 180 inscritos, para a terceira edição do programa. O processo de escolha dos participantes considerou aspectos como inovação, potencial de mercado, perfil do empreendedor e da equipe envolvida, modelo de negócio e impacto socioambiental.

 

As propostas utilizam o plástico e a química no desenvolvimento de novas soluções socioambientais ou apresentam formas de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Estamos muito animados com mais essa edição do programa, pois novamente encontramos projetos com grande potencial de transformar positivamente a vida das pessoas e a forma com que se pensa em negócio”, afirma Luiz Gustavo Ortega, líder de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

 

Agora os empreendedores participam de um evento de diagnóstico para entender os desafios específicos de cada empresa. Após essa etapa, serão realizados uma série de eventos e mentorias durante um período de quatro meses, com o objetivo de apoiar essas empresas nos pontos que mais precisam, com apoio de mentores da Braskem e da ACE, considerada a Melhor Aceleradora de Startups da América Latina pelo Latam Founders.

Tags

Artigos relacionados