Variedades

14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho começa nesta quarta-feira (19)

Inicia nesta quarta-feira (19) o 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, evento do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) que segue até sexta-feira (21) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Com o tema “Ousadia para mudar”, o evento terá sete grandes conferências, um painel e quatro palestras de 20 minutos. A programação terá nomes de destaque da academia, como os professores Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho. As inscrições para o evento estão encerradas e são esperados dois mil professores. O congresso tem o patrocínio do Super Cérebro, Positivo, Caixa Econômica Federal, Sodexo Serviços e Revista Educação e apoio do Senac, PUCRS, Fenep, PGQP e Do Bem.

 

O evento tem como objetivo refletir sobre a necessidade e os desafios que as escolas têm de organizarem novos ambientes educativos mais adequados às tendências culturais e tecnológicas. De acordo com o coordenador do evento, Oswaldo Dalpiaz, a mudança na escola é necessária, a partir do momento em que há outra mentalidade no ambiente escolar. “Temos um novo mundo que está sendo preparado. É lá que nossos atuais alunos viverão. Como prepará-los para esses novos cenários? Que habilidades deverão possuir para conviver com essa nova realidade de uma maneira competente e feliz?”, questiona.

 

O professor da USP Clóvis de Barros Filho abordará o tema ética e educação, propondo caminhos para a escola ajudar a resolver a crise ética na sociedade brasileira. A conferência será no segundo dia do evento, 20/07, às 10h30. O historiador Leandro Karnal fechará a programação do Congresso, dia 21/07, às 16h30, com a conferência “Faça a mudança acontecer”.

 

O evento discutirá ainda o papel da economia criativa na educação, com a futurista e pioneira em economia criativa no Brasil, Lala Deheinzelin. A inovação na educação estará em debate com a conferência do professor de novas tecnologias na USP, José Moran, dia 21/07, às 8h30. Ele vai mostrar os resultados pedagógicos das escolas que investem em metodologias ativas de aprendizagem. O Congresso contará também com uma palestra internacional, com o português Alexandre Ventura, que defenderá o professor como protagonista da mudança na educação e discutirá avaliação de professores e meritocracia.

 

Paralelo ao Congresso ocorrerá a 14ª Expoeducação, feira de produtos e serviços do setor educacional, que é aberta ao público. Em 600 m², estarão presentes 48 empresas apresentando novidades na área de gestão escolar, sistemas de ensino, publicações, softwares, móveis escolares, entre outros.

Tags

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios